Segunda-feira, 12 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 24 de maio de 2017
O primeiro lote de carnes com o carimbo de certificação da raça Devon está chegando ao mercado nesta semana. As primeiras carcaças certificadas e registradas oficialmente no programa de certificação foram comercializadas pelo frigorífico São João, de Santa Catarina.
O lançamento oficial do selo ocorrerá na Convenção Brasileira de Criadores de Devon, que acontece de 2 a 4 de junho, em Gramado, na Serra Gaúcha. A proposta é aproveitar as qualidades genéticas da raça de origem britânica, que garantem maciez e sabor, para consolidar o Devon como uma carne de grife.
A certificação visa atender um consumidor cada vez mais exigente com relação à origem dos alimentos. Para os produtores que aderirem ao programa, a vantagem está na bonificação que devem obter a partir da garantia de qualidade do produto.
Segundo a presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon, Elizabeth Cirne Lima, o início da comercialização da carne certificada é um marco na ABCD e também representará ganhos para o consumidor.
“ Os apreciadores de carne gourmet poderão adquirir em mercados e butiques especializadas cortes de carne Devon, embaladas à vácuo, certificadas pelo programa mais exigente e bem conceituado do País, ofertados inicialmente em SC, etiquetados como Devon e Frigorífico São João, com QR Code na embalagem, com informações detalhadas sobre a carcaça e rastreabilidade”, revela.
No primeiro dia de atividade do programa, foram abatidas 16 cabeças de gado, com critérios que atendem ao programa de qualidade da raça. Por enquanto, a comercialização está restrita a municípios de Santa Catarina, onde fica o primeiro frigorífico cadastrado no programa de certificação. Segundo o representante comercial do frigorífico São João, Ricardo Faria, o lote foi vendido com rapidez a mercados em várias cidades catarinenses, devido ao seu reconhecimento como produto de qualidade.