Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Primeiro-ministro de Israel renuncia e convoca novas eleições um ano depois de assumir o poder

Compartilhe esta notícia:

Naftali Bennett anunciou que vai dissolver o Parlamento e por falta de consenso entre a coalizão que garantiu sua eleição em 2021

Foto: Reprodução
Naftali Bennett, anunciou que vai dissolver o Parlamento e por falta de consenso entre a coalizão que garantiu sua eleição em 2021 (Foto: Reprodução)

Há apenas um ano no poder, o primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, anunciou nesta segunda-feira (20) que vai renunciar ao cargo, dissolver o Parlamento e convocar novas eleições no país, a quinta em apenas três anos.

Bennett foi eleito em 2021 graças a uma aliança de oito partidos israelenses que deu fim a meses de impasse na escolha do primeiro-ministro do país. Seu chanceler, Yair Lapid, assumirá a função interinamente até as eleições para eleger um novo chefe de governo, o que deverá acontecer em outubro, segundo o governo.

O anúncio representa a ruína da aliança que se uniu para eleger Bennett mas da qual o premiê não tem conseguido consenso no Knesset – como é chamado o Parlamento israelense -, o que, na prática, tem impedido seu governo de aprovar medidas. A dissolução do Knesset deve acontecer “nos próximos dias”, segundo anunciou o Executivo israelense.

As novas eleições podem permitir ainda a volta ao poder do ex-primeiro-ministro e atual líder da oposição Benjamin Netanyahu, que comandou o país por 12 anos, até o ano passado. Netanyahu deixou o país sob protestos de radicalismo e denunciado por corrupção, o que ele nega.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Ministério da Saúde diz que o Brasil deixou de aplicar 111 milhões de doses de vacina a quem não se apresentou
Senado ouve o ministro da Justiça na quarta-feira
https://www.osul.com.br/primeiro-ministro-de-israel-renuncia-e-convoca-novas-eleicoes-um-ano-depois-de-assumir-o-poder/ Primeiro-ministro de Israel renuncia e convoca novas eleições um ano depois de assumir o poder 2022-06-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar