Segunda-feira, 03 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Primeiro-ministro do Canadá pede desculpas a Trump por publicidade contra tarifas

Compartilhe esta notícia:

Presidente americano se recusou a retomar conversas sobre assuntos comerciais com país vizinho por causa do vídeo polêmico.

Foto: Reprodução
Presidente americano se recusou a retomar conversas sobre assuntos comerciais com país vizinho por causa do vídeo polêmico. (Foto: Reprodução)

O primeiro-ministro canadense, Mark Carney, afirmou neste sábado (1º) que pediu desculpas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por uma publicidade contrária às tarifas que irritou o país vizinho.

Trump havia acusado o Canadá, na semana passada, de “jogo sujo” depois que a província canadense de Ontário divulgou um polêmico anúncio com declarações do ex-presidente Ronald Reagan sobre tarifas, que, segundo o magnata, foram deturpadas.

Em resposta, Trump anunciou um aumento de 10% nas tarifas alfandegárias e suspendeu todas as negociações comerciais com Ottawa.

“Sim, pedi desculpas ao presidente. Ele se sentiu ofendido”, declarou Carney à imprensa neste sábado, durante a cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC) na cidade sul-coreana de Gyeongju. Ele acrescentou que os diálogos serão retomados quando a Casa Branca estiver “pronta”.

Trump se recusou na sexta-feira a retomar as conversas comerciais com o Canadá, embora tenha dito manter “boa relação” com Carney e que tiveram uma conversa positiva à margem da APEC.

“Gosto muito (do primeiro-ministro Carney)”, disse o republicano a jornalistas a bordo do avião presidencial Air Force One, “mas o que fizeram foi errado”. Trump havia adiantado, nesse momento, que Carney lhe oferecera desculpas.

A ruptura das negociações comerciais representa uma virada repentina em uma relação entre dois aliados históricos, abalada pelo retorno do republicano ao poder em janeiro.

O Canadá é o segundo maior parceiro comercial dos Estados Unidos e um importante fornecedor de aço e alumínio para as empresas americanas.

A maior parte do comércio entre os dois países continua isento de tarifas, graças ao acordo de livre comércio entre México, Estados Unidos e Canadá (T-MEC),mas as sobretaxas setoriais globais impostas pelo republicano afetaram Ottawa duramente .

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Ucrânia afirma ter atingido oleoduto perto de Moscou que abastece forças russas
Semana inicia com mais de 10 mil oportunidades de emprego no Rio Grande do Sul
https://www.osul.com.br/primeiro-ministro-do-canada-pede-desculpas-a-trump-por-publicidade-contra-tarifas/ Primeiro-ministro do Canadá pede desculpas a Trump por publicidade contra tarifas 2025-11-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar