Quinta-feira, 30 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 21 de junho de 2015
O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, apresentou neste domingo (21) propostas para um acordo financeiro com credores. Ele conversou por telefone com a chanceler alemã, Angela Merkel, com o presidente francês, François Hollande, e com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.
“O primeiro-ministro apresentou a proposta da Grécia para os três líderes, em um acordo mutuamente benéfico para dar uma solução definitiva e não adiar a resolução do problema”, disse em comunicado o gabinete de Tsipras.
O contato ocorre antes de uma reunião de cúpula de emergência de líderes da zona do euro, marcada para esta segunda-feira (22), para tentar evitar um calote da Grécia. As negociações entre Atenas e seus credores internacionais sobre um acordo para a dívida permanecem estagnadas.
Depois de meses de disputas e uma corrida bancária que levou ao saque de bilhões de euros nos bancos gregos, o governo esquerdista de Tsipras sinalizou que está disposto a fazer concessões a fim de desbloquear 7,2 bilhões de euros de um pacote de resgate. O país precisa do dinheiro para pagar dívida de 1,6 bilhão de euros com o FMI, que vence no final do mês.