Quinta-feira, 13 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 30 de junho de 2017
Os príncipes William e Harry, do Reino Unido, irão comparecer a uma cerimônia particular no túmulo de sua mãe, a princesa Diana, neste sábado (1º), data que marcaria seu 56º aniversário.
O serviço irá acontecer no local de repouso de Diana, Althorp Estate, lar ancestral de sua família situado no centro da Inglaterra, onde os príncipes terão a companhia da esposa de William, Kate Middleton, e de familiares de Diana.
O arcebispo da Cantuária, Justin Welby, líder espiritual da Comunhão Anglicana, irá realizar a cerimônia.
Diana, primeira esposa do príncipe herdeiro Charles, morreu aos 36 anos em Paris (França), em 31 de agosto de 1997, quando a limusine que a levava ao lado do namorado, Dodi al-Fayed, bateu em um túnel tentando fugir de paparazzi que os perseguiam de moto.
Ela foi enterrada em uma ilha oval frondosa na propriedade de Althorp, em meio a demonstrações de comoção em todo o mundo.
Com a proximidade do 20º aniversário de sua morte, tanto William, de 35 anos, quanto Harry, de 32, falaram publicamente sobre o impacto que a perda da mãe teve em suas vidas.
Em uma entrevista publicada na semana passada, Harry disse que a decisão de fazê-lo caminhar atrás do caixão da mãe no cortejo fúnebre pelas ruas lotadas de Londres quando ele ainda era uma criança teve um impacto duradouro.
“Não acho que se deveria pedir que nenhuma criança faça isso, em circunstância nenhuma. Não acho que isso aconteceria hoje.”
Os dois príncipes se tornaram ativistas de campanhas de saúde mental, incentivando as pessoas a falarem abertamente em vez de conter suas emoções, e em abril William disse que o choque da perda da mãe ainda se faz sentir.
Bulimia
A princesa Diana sofreu bulimia e ansiedade pela tensão que lhe provocava a sua relação com o príncipe Charles, de acordo com a transcrição de algumas gravações feitas por Lady Di, em 1991, e que foi revelada neste mês pelo tabloide britânico The Daily Mail.
Sua batalha contra a bulimia começou dias antes do pedido formal de casamento pelo príncipe, em fevereiro de 1981, quando ela tinha 19 anos.
“Lembro-me da primeira vez que eu provoquei (bulimia). Estava emocionada e pensava que era um modo de aliviar a tensão”, relata Diana em uma das fitas que gravou quando o seu casamento com o herdeiro ao trono britânico já estava chegando ao fim.
A princesa descreve como se sentia “encolhida a nada” nos meses que antecederam seu casamento, realizado em julho de 1981.
“A bulimia começou uma semana antes do compromisso. O meu marido pôs uma mão na minha cintura e disse: ‘Está um pouco gordinha aqui, certo?’. Isso disparou algo em mim”, diz Diana.
“A primeira vez que foram tirar a medida meu vestido de noiva , tinha 73 centímetros de cintura. No dia em que me casei, media 60 centímetros”, afirma a princesa nas gravações.
O príncipe Harry, filho mais novo de Diana, revelou neste ano que necessitou fazer terapia para enfrentar a morte da sua mãe, enquanto que William, o mais velho, admitiu que demorou “quase 20 anos” falar sobre Diana “de forma mais honesta”.