Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Príncipe Harry e Meghan não serão mais membros ativos da família real, diz o Palácio de Buckingham

Compartilhe esta notícia:

Em comunicado, rainha Elizabeth II desejou uma "vida mais independente ao casal".

Foto: Reprodução
Em comunicado, rainha Elizabeth II desejou uma "vida mais independente ao casal". (Foto: Reprodução)

O Palácio de Buckingham afirmou em um comunicado neste sábado (18) que o príncipe Harry e sua mulher, Meghan, não serão mais membros em atividade da família real britânica e não usarão mais seus títulos reais. No mesmo documento, a rainha Elizabeth II disse reconhecer os “desafios vividos por intenso escrutínio nos últimos dois anos” e desejou uma “vida mais independente ao casal”.

“Harry, Meghan e Archie sempre serão membros muito amados de minha família”, afirmou a monarca britânica no comunicado, se referindo ao filho de oito meses do casal.

O casal também não receberá mais fundos públicos e terá que ressarcir a renovação da casa em que morava, pertencente à realeza, segundo o palácio. As mudanças entrarão em vigor no segundo trimestre deste ano. Apenas 5% da renda anual de Harry e Meghan vêm do fundo da Coroa, enquanto os outros 95% são repasses do príncipe Charles e de fundos aos quais têm direito por ser o primeiro na linha de sucessão.

Harry, de 35 anos, e Meghan, de 38, provocaram uma crise na monarquia britânica neste mês ao anunciarem que gostariam de reduzir suas atividades reais e passar mais tempo na América do Norte.

Após uma reunião com os integrantes mais importantes da família real na semana passada, a monarca havia anunciado a um “período de transição” para que o casal se afastasse de suas obrigações oficiais. Durante este período, o casal dividiria seu tempo entre o Reino Unido e o Canadá, abandonando, gradualmente, suas obrigações oficiais.

“Embora eles não possam mais representar formalmente a rainha, os Sussex deixaram claro que tudo que farão continuará em linah com os valores de vossa majestade”, disse um porta-voz do palácio.

Na quinta-feira, Harry fez sua primeira aparição pública desde que a rainha aceitou sua vontade de abandonar sua função de “membro sênior” da família real.

Sexto na linha de sucessão ao trono, o príncipe observou crianças jogarem rúgbi em um dos jardins do Palácio de Buckingham, antes de fazer o sorteio para a Copa do Mundo do esporte, que acontecerá em 2021. O evento foi último compromisso real marcado antes que ele e Meghan iniciem o “período de transição” para suas novas funções, acordado pela monarca.

O comunicado deste sábado, no entanto, representa uma ruptura mais brusca. Segundo a imprensa britânica, o fato de a rainha ter usado os primeiros nomes de Harry e Meghan — e não seus títulos de duque e duquesa de Sussex — durante a semana, já indicava que o casal poderia perder seus títulos reais.

Desde o início do relacionamento de Harry com Meghan, a atriz americana divorciada, de pai branco e mãe negra, vem sendo alvo de duras críticas, vistas por muitos como racistas, da imprensa britânica. Artigos sobre seu divórcio, a separação de seus pais e seus meio-irmãos cessaram por um período após seu casamento, em 2018, mas rapidamente voltaram na forma de críticas a suas roupas, hábitos e desejos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Caravana de migrantes avança rumo aos EUA; México tenta conter grupo
Advogado aciona o Supremo para manter o ex-secretário Roberto Alvim na pasta da Cultura
https://www.osul.com.br/principe-harry-e-meghan-nao-serao-mais-membros-ativos-da-familia-real-diz-palacio-de-buckingham/ Príncipe Harry e Meghan não serão mais membros ativos da família real, diz o Palácio de Buckingham 2020-01-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar