Quinta-feira, 25 de junho de 2026
Por Redação O Sul | 25 de abril de 2025
Collor foi o primeiro presidente eleito por voto direto após o fim da ditadura
Foto: Agência BrasilO ex-presidente Fernando Collor de Mello foi preso na madrugada desta sexta-feira (25), em Maceió (AL), após o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), decretar a prisão imediata do ex-senador.
Collor foi condenado por envolvimento em um caso de corrupção ligado à BR Distribuidora, investigado pela Operação Lava-Jato.
Em 1992, o primeiro presidente eleito por voto direto após o fim da ditadura militar foi também o primeiro a sofrer impeachment desde a redemocratização do País.
Relembre o impeachment
Em 1992, Pedro Collor, irmão do então presidente, denunciou, em entrevista à revista Veja, um esquema de tráfico de influência e irregularidades financeiras liderado por Paulo César Siqueira Cavalcante Farias, o PC Farias, ex-tesoureiro da campanha de Collor.
O Congresso Nacional, então, instalou uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar o esquema do “testa de ferro” de Collor. Pedro depôs à CPI.
Aos parlamentares, Eriberto França, então motorista de Collor, indicou que PC Farias era responsável por realizar depósitos para a secretária do presidente, Ana Acioli. Mais tarde, ele declarou que era o ex-tesoureiro quem pagava as contas da Casa da Dinda, a residência de Collor em Brasília.
Em meio à CPI, veio à tona a compra de um Fiat Elba Weekend 1991 em nome do então presidente. O veículo teria sido adquirido com dinheiro desviado.
As ruas do País foram tomadas por estudantes vestidos de preto e com os rostos pintados. O movimento ficou conhecido como “caras-pintadas”.
O descobrimento do Fiat Elba e a pressão popular moveram o Ministério Público a denunciar Collor e o Congresso a abrir o processo de impeachment contra o então presidente.
Collor foi afastado do cargo em outubro de 1992 e, em dezembro, renunciou, buscando evitar o processo de impeachment e preservar seus direitos políticos.
A tentativa foi frustrada e, no dia seguinte à renúncia, o impeachment foi aprovado, e Collor foi condenado à perda do mandato e à inelegibilidade por oito anos. O vice-presidente Itamar Franco assumiu o comando do governo.
Em 1994, o político foi absolvido pelo STF (Supremo Tribunal Federal) da acusação de corrupção passiva. Em 2014, Collor foi absolvido da acusação de desvio de recursos públicos por falta de evidências. Por 5 votos a 3, o plenário da Corte concluiu que não havia prova suficiente do envolvimento do ex-presidente com o esquema de arrecadação ilegal de dinheiro comandado por PC Farias.
Em 2014, Collor foi absolvido pelo STF da acusação de desvio de recursos públicos por falta de evidências.
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Leva as provas pro juiz ladrão colocar na SENTENÇA
LEU ?????
LAVA JATO
CASO DE CORRUPÇÃO ENVOLVENDO BR DISTRIBUIDORA..
E O LADRÃO COM A OAS?
TRIPLEX, SÍTIO
ALUGUEL SALA COFRE NO BANCO DO BRASIL PRA ESCONDER OBJETOS ROUBADOS DO PLANALTO…
ODEBRECHT…
A prisão de Collor é um recado direto da Justiça para Bolsonaro
O Collor é pão duro … porque não pagou propina ao STF pro processo dele ser arquivado ? É só ver o caso Zé Dirceu, Luladrão, Palocci, Cabral, Genoíno etc que pagar propina e estão soltos
LAVA JATO ??
então, voltem todos pra cadeia…
A começar pelo chefe ladrão, lula da Silva, falta terminar a pena…FICAR COM A FICHA SUJA E INELEGÍVEL..
O bandido de estimação da extrema direita foi preso 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣