Segunda-feira, 06 de Abril de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
22°
Mostly Cloudy

Capa – Caderno 1 Ampliados testes com cartões de crédito e débito nos ônibus de Porto Alegre

A partir desta segunda-feira (23), a EPTC aplica uma redução na tabela horária entre 10% e 50% na oferta de linhas. (Foto: Cesar Lopes/PMPA)

A prefeitura, por meio da Companhia de Procempa (Processamento de Dados do Município de Porto Alegre), irá ampliar os testes para pagamento de tarifa de ônibus e lotação da Capital com cartões de crédito, débito e pré-pago. O objetivo é melhorar a segurança dos usuários e facilitar o acesso ao sistema, possibilitando maior praticidade aos passageiros do transporte público, que poderão utilizar essas opções para pagamento de tarifa.

Os testes com a tecnologia dos cartões “sem contato” foram lançados durante a Semana de Porto Alegre, no lotação Menino Deus e na linha de ônibus T1, da Carris. A partir de agora, além dessas linhas, eles serão ampliados com o acréscimo de novas linhas de ônibus e lotação.

Conforme o diretor técnico da Procempa, Michel Costa, os primeiros 30 dias de testes foram positivos. “Questões técnicas como vibração, funcionalidade, tempo de resposta funcionaram de forma adequada, por esse motivo, estamos expandindo a tecnologia para outras linhas de ônibus e lotações”, explicou.

Segundo Costa, nesta nova fase de testes, também será incluído o pagamento de passagem por meio do contato do telefone celular. “Até início de junho, os validadores deverão ser instalados em cerca de 40 novas linhas de ônibus e, em até 20 lotações, para que os usuários possam testar as novas modalidades de pagamento da tarifa”, adiantou.

Tecnologias

As vantagens dos cartões “sem contato” são o uso simplificado, o tempo de validação mais rápido e a alta durabilidade tanto do cartão quanto das leitoras, já que o plástico não necessita ser inserido, somente encostado no validador. Para obter o cartão com essa tecnologia é necessário que o usuário solicite ao gerente no seu banco. O pagamento através do celular é bem simples de fazer, basta cadastrar cartões bancários que tenham a tecnologia no celular e aproximar o aparelho no validador dos coletivos para efetuar o pagamento da tarifa.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Capa – Caderno 1

Tornados deixam mortos no Texas
Tempo firma e frio perde força no Rio Grande do Sul
Deixe seu comentário
Pode te interessar