Sábado, 01 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 10 de julho de 2017
O Procurador que está à frente da força-tarefa da lava jato no Ministério Público Federal no Paraná, Carlos Lima, usou novamente as redes sociais para criticar o governo de Michel Temer. Em uma postagem feita neste sábado (8) no Facebook, Lima afirma que apesar da operação ter recuperado mais dinheiro para os cofres públicos que todas as outras investigações já realizadas no País, o governo federal permanecesse tratando as ações como despesa e não como recuperação de receitas perdidas em decorrência da corrupção.
Ele encerra o texto ressaltando que “Justiça é um serviço público essencial e um direito da população”. Nos últimos dez dias, quase R$ 1 bilhão desviado pela corrupção foi recuperado na Operação Lava Jato.
De acordo com informações divulgadas pelo MPF, o montante foi depositado em decorrência de acordos de leniência e de colaboração com as empresas Braskem e Andrade Gutierrez e com Marcelo Odebrecht.
Em outra postagem no Facebook, Carlos Lima afirma que mesmo com o fim da exclusividade da equipe da Polícia Federal na lava Jato, a força tarefa do MPF vai continuar atuando fortemente, com o apoio de outras operações que se espalham por todo País. Ele ressalta que “A operação Lava Jato com certeza ainda é a esperança de que podemos ter um Brasil melhor, com mais ética e justiça.”
Em postagens seguintes o procurador também comentou que como é criticado por todos os lados, é porque deve estar certo.
“Quando tanto a esquerda quanto a direita criticam, fico tranquilo de estar no caminho certo. A operação Lava Jato não é, nunca foi ou será política ou ideológica. Ela é uma investigação técnica sobre o uso da corrupção como forma de se financiar a política no Brasil. O lugar de corrupto é na cadeia e não no poder. 2018 está chegando e a população vai poder fazer valer o seu voto”, escreveu.
O procurador também falou sobre desesperança:
“Lendo algumas postagens aqui vejo muita desesperança. Não é hora disso. A operação Lava Jato com certeza ainda é a esperança de que podemos ter um Brasil melhor, com mais ética e justiça.
Viver é lutar, como disse o poeta. É a luta por um país decente não pode esmorecer. Quem nos apoia, quem espera com confiança a sentença do Dr. Sérgio Moro, quem apoiou as 10 Medidas contra a Corrupção não pode desanimar agora.
É urgente que afastemos o medo. Não aceite o ‘rouba, mas faz’ ou o ‘rouba, mas impede o PT de voltar ao Governo’. Corruptos devem ser afastados da vida pública. Simples assim.
Mesmo com o fim da exclusividade da equipe da Polícia Federal na Lava Jato, a Força – Tarefa do Ministério Público Federal continuará atuando fortemente, com o apoio de outras operações que se espalham por todo país.
Ainda há espaço para lutar. Esse é o compromisso do Ministério Público.”