Sexta-feira, 31 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Procurador do Tribunal de Contas da União pede medida cautelar para impedir Lula de indicar um homem para ministro do Supremo

Compartilhe esta notícia:

Hoje, o STF é composto por dez homens e apenas uma mulher, a ministra Cármen Lúcia. (Foto: Fellipe Sampaio/STF)

O subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado pediu que o TCU (Tribunal de Contas da União) adote uma medida cautelar para impedir o presidente Lula (PT) de indicar um novo ministro homem ao STF (Supremo Tribunal Federal) enquanto não for garantida a isonomia de gênero na composição da Corte. Ou seja, o mesmo número de mulheres quanto o de homens.

Na representação enviada na quarta (29), Furtado solicita a suspensão de qualquer ato administrativo relacionado à escolha do sucessor de Luís Roberto Barroso, aposentado neste mês. Ele argumenta, com base em reportagem da Folha que aponta o atual advogado-geral da União, Jorge Messias, como favorito para a vaga, que a escolha “perpetuará a desproporcionalidade de gênero” no tribunal.

Hoje, o STF é composto por dez homens e apenas uma mulher, a ministra Cármen Lúcia.

“A atual configuração evidencia uma violação ao princípio da isonomia”, escreve o procurador, citando o artigo 5º da Constituição. Ele atua no Ministério Público junto ao TCU.

Furtado afirma que a falta de diversidade compromete a pluralidade de visões e a imparcialidade da Corte. “Embora as decisões do Supremo sejam técnicas, elas não estão imunes à influência das vivências e perspectivas individuais de seus membros”, diz.

Ele também cita compromissos internacionais assumidos pelo Brasil, como a Agenda 2030 da ONU e a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher, que preveem a participação plena de mulheres em espaços de poder.

O procurador alerta que, com a aposentadoria de Cármen Lúcia prevista para 2029, o STF corre o risco de se tornar um tribunal exclusivamente masculino.

“A escolha de uma mulher para a vaga aberta não é apenas uma questão de representatividade simbólica, mas de justiça, equidade e compromisso com os valores democráticos”, afirma.

Furtado pede que o TCU encaminhe a representação ao Senado Federal e à Presidência da República, além de adotar medidas corretivas para assegurar a representatividade feminina no Supremo. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deputado federal Nikolas Ferreira critica Lula por não falar sobre morte de policiais no Rio
Fora da comitiva de governadores de direita ao Rio, Tarcísio de Freitas busca evitar temas nacionais ou protagonismo na crise de segurança
https://www.osul.com.br/procurador-do-tribunal-de-contas-da-uniao-pede-medida-cautelar-para-impedir-lula-de-indicar-um-homem-para-ministro-do-supremo/ Procurador do Tribunal de Contas da União pede medida cautelar para impedir Lula de indicar um homem para ministro do Supremo 2025-10-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar