Sábado, 13 de dezembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Procuradoria-Geral da República pediu buscas contra Mauro Cid após familiares de delator deixarem o Brasil

Compartilhe esta notícia:

O texto afirma que, em maio de 2025, os pais, a esposa e as filhas de Cid deixaram o Brasil em direção a Los Angeles.

Foto: Ton Molina/STF
Em novo depoimento, o ex-ajudante de ordens afirmou que não usou redes sociais no período em que estava sob medidas restritivas. (Foto: Ton Molina/STF)

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, enviou uma representação ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, solicitando buscas contra Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, após familiares de delator deixarem o Brasil no mês passado.

Na representação, Gonet chegou a pedir a prisão preventiva de Cid e também de Gilson Machado Neto, ex-ministro do Turismo de Bolsonaro. Apenas a de Gilson foi acatada.

Na manhã desta sexta-feira (13), o ex-ministro do Turismo Gilson Machado foi preso em Recife. A suspeita é que ele tenha tentado ajudar Mauro Cid a obter um passaporte português.

O texto afirma que, em maio de 2025, os pais, a esposa e as filhas de Cid deixaram o Brasil em direção a Los Angeles (EUA), por um voo com escala no Panamá.

A ausência de registros da saída de uma das filhas gerou suspeita.

“Embora tenha sido localizada a reserva (…) não há registro de procedimento migratório de saída do país, e seu nome não consta na lista de passageiros do referido voo. A informação reforça a hipótese criminal já delineada pela Procuradoria-Geral da República e evidencia a forte possibilidade de que Gilson Machado Guimarães Neto e Mauro César Barbosa Cid estejam buscando alternativas para viabilizar a saída de Mauro Cid do país, furtando-se à aplicação da lei penal”, diz a representação.

A PGR viu indícios de obstrução de investigação e favorecimento pessoal, e suspeitou ainda que havia risco de eles tentarem obter o passaporte em outras embaixadas.

Na representação, Gonet pediu:

Prisão preventiva de Gilson Machado e Mauro Cid;

Busca e apreensão pessoal e domiciliar, inclusive de eletrônicos contra Gilson Machado e Mauro Cid;

Acesso a dados bancários, fiscais, telefônicos e telemáticos de Mauro Cid.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Confederação Nacional da Indústria estima que investimento em infraestrutura crescerá 4,2% neste ano
Banco de sangue do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre recebe doadores neste sábado
https://www.osul.com.br/procuradoria-geral-da-republica-pediu-buscas-contra-mauro-cid-apos-familiares-de-delator-deixarem-o-brasil/ Procuradoria-Geral da República pediu buscas contra Mauro Cid após familiares de delator deixarem o Brasil 2025-06-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar