Quarta-feira, 27 de maio de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Produção de veículos no Brasil cai 42% em setembro

Compartilhe esta notícia:

Moan: pessimista no rumo das vendas. Foto: José Cruz/ABr

A produção de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus caiu 42% em setembro na comparação com o mesmo período de 2014, informou nessa terça-feira a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). No mês passado, foram montados 174,2 mil veículos contra 300,8 mil unidades em idêntica época do ano passado. Na comparação com agosto, o recuo foi menor, de 19,5%, quando foram construídas 216,6 mil unidades.

Setembro foi o oitavo mês consecutivo de queda na produção. No ano, o único resultado positivo foi o de janeiro, quando a montagem registrou alta de 0,4%. De lá até setembro, 1,9 milhão de veículos saíram das fábricas, um volume 20,1% menor que no mesmo período de 2014, que fixou 2,38 milhões.

No montante de 2015, os negócios diminuíram 22,7%. Foram vendidos 1.953.921 unidades nos primeiros nove meses deste ano contra 2.526.328 em idêntica época de 2014. Por outro lado, as exportações voltaram a apresentar alta. Foram vendidos 33.502 veículos ao exterior em setembro, volume 28,7% maior que um ano antes. Mas na comparação com agosto, houve queda de 3,2%. No acumulado de 2015, o aumento foi de 12,3%.

Em valores, porém, houve baixa. As exportações em setembro, incluindo máquinas agrícolas, somaram 834 milhões de dólares, montante 9,7% menor que no mesmo período de 2014. No total do ano, o recuo foi de 10,8%.
Em relação ao número de pessoas empregadas no setor, o percentual caiu 9,6% em um ano, para 133.609 trabalhadores no mês passado. Conforme a Anfavea, foram eliminados 14.142 postos de serviço de 2014 para cá.

No fim de setembro, a entidade revisou a previsão de queda do setor para este ano, dizendo só esperar uma melhora no limiar de 2016. De acordo com o presidente da entidade, Luiz Moan, as vendas de veículos novos em 2015 deverão cair de 23% a 24% no País. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Acordos reduzem salários de 33 mil trabalhadores no setor automobilístico
Com dólar alto, governo quer estimular turismo dentro do Brasil
Pode te interessar