Sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
16°
Fog

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Produção e emprego industrial continuam em queda no Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

"O sentimento de pessimismo permanecerá até que os industriais consigam visualizar um ponto de inflexão ou uma saída para esta crise", disse Heitor José Müller, presidente da Fiergs (Foto: Jackson Ciceri/O Sul)

A Sondagem Industrial do RS de abril mostra que a indústria gaúcha continua em queda, produzindo menos, fechando postos de trabalho e com excesso de estoques. Esse quadro mantém a tendência negativa para o setor nos próximos meses. “O primeiro semestre será perdido para a indústria e ainda não há sinais claros de reversão dessa tendência. Os sucessivos resultados negativos dos últimos meses contaminaram as expectativas dos empresários, que deixaram de acreditar em uma retomada ainda neste ano”, afirmou o presidente da Fiergs (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul), Heitor José Müller.

Conforme o levantamento da entidade, a produção industrial gaúcha registrou uma forte baixa em relação a março. O indicador caiu 10,4 pontos e somou 40,3, o menor nível para o mês dos últimos cinco anos. O emprego (44,4 pontos) completou um ano de queda e a utilização da capacidade instalada (68%) é a menor já apurada para o mês desde 2010. O excesso de estoques de produtos finais (55,1 pontos) refletiu a demanda efetiva inferior à esperada pelas empresas.

As expectativas dos industriais para os próximos seis meses também desaceleraram. Os indicadores que recuaram na passagem de abril para maio foram: número de empregados (42,8 pontos), compras de matérias-primas (44,4), demanda (45,9) e quantidade exportada (49,6). Apenas a intenção de investir ficou estável (45,4), mas ainda muito baixa.

 

tags: CAD1

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

China acha mortos a 50 quilômetros de naufrágio com mais de 450 pessoas a bordo
Desemprego no País sobe para 8% no trimestre encerrado em abril
Deixe seu comentário
Pode te interessar