Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Produção industrial brasileira cai em oito dos 14 locais pesquisados pelo IBGE

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Banco de Dados)

Em março, a produção industrial brasileira registrou queda em oito dos 14 locais pesquisados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na comparação com fevereiro, conforme dados divulgados nesta terça-feira (9).

De acordo com o IBGE, a queda mais acentuada foi registrada em Santa Catarina (-4%), interrompendo quatro meses consecutivos de taxas positivas no Estado, que chegou a registrar expansão de 7%. As outras taxas negativas foram registradas no Ceará (-3,1%), Paraná (-2,9%), Minas Gerais (-2,8%), Pará (-2,7%), São Paulo (-1,7%), Rio Grande do Sul (-1,2%) e Espírito Santo (-0,7%). Já a taxa de Pernambuco ficou em 0%, repetindo o patamar registrado em fevereiro.

O melhor desempenho da indústria foi registrado no Amazonas, com crescimento de 5,7% na produção. O resultado eliminou o recuo de 2,5% observado no mês anterior. As demais taxas positivas para março foram assinaladas na Bahia (2%), Rio de Janeiro (0,7%), Goiás (0,5%) e Região Nordeste (0,1%).

Considerando todas as regiões, a produção da indústria brasileira caiu 1,8% em março ante fevereiro. No entanto, frente a março de 2016, a atividade fabril teve expansão de 1,1%, após cair 0,8% em fevereiro e avançar 1,4% em janeiro. Foi o pior resultado mensal desde agosto de 2016, quando o setor registrou queda de 3,3%, e o março mais fraco desde o início da série histórica da pesquisa, em 2002.

Desempenho melhor do que em março de 2016

Na comparação com março do ano passado, o setor industrial registrou expansão em oito dos 15 locais pesquisados pelo IBGE. O instituto destacou que em 2017 o mês teve um dia útil a mais do que em 2016. Nessa base de comparação, Goiás e Rio Grande do Sul registraram os maiores avanços – 8% e 7,4%, respectivamente.

Segundo o IBGE, o crescimento no Estado do Centro-Oeste foi puxado pelo setor de produtos alimentícios. Já no Estado sulista a alta foi garantida pelos setores de bebidas e máquinas e equipamentos. (AG)

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A empresa aérea Latam adiou a cobrança da taxa por marcação de assentos em voos
O presidenciável Ciro Gomes explicou como vai fazer para retirar devedores do cadastro do SPC. Ele pretende que os bancos emprestem 60 bilhões de reais para o programa
https://www.osul.com.br/producao-industrial-brasileira-cai-em-oito-dos-14-locais-pesquisados-pelo-ibge/ Produção industrial brasileira cai em oito dos 14 locais pesquisados pelo IBGE 2017-05-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar