Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025
Por Redação O Sul | 5 de agosto de 2017
As aulas da rede estadual devem ser retomadas nesta segunda-feira. O Magistério decidiu encerrar a greve após assembleia do Cpers-Sindicato realizada na tarde de sexta-feira. Cerca de 3 mil pessoas se reuniram no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em Porto Alegre. A greve teve como reivindicação, entre outras medidas, o fim do parcelamento de salários do funcionalismo público.
Antes da decisão, que teve 1.051 votos a favor da suspensão e 683 votos pela manutenção da greve, a categoria protestou na Capital. Os professores trancaram a avenida Borges de Medeiros, em frente ao Centro Administrativo Fernando Ferrari, por cerca de uma hora. Depois foram em caminhada até o Palácio Piratini, onde fizeram novo ato contra o parcelamento dos salários.
Em comunicado, a presidente da entidade, Helenir Aguiar Schürer, destacou que a suspensão é fundamental para que a categoria ganhe fôlego para se preparar para a possibilidade de uma greve mais forte, caso o governo confirme o encontro das folhas. “Queremos que a categoria esteja forte para uma mobilização ainda mais intensa. Mas isso não significa que estaremos de braços cruzados, pelo contrário”. Segundo Helenir, há um calendário de manifestações previsto pela entidade. Esta foi a segunda greve da categoria este ano. Em março, os professores haviam parado por 16 dias.
Assembleia premia 17 escolas
Doze escolas da rede estadual e outras sete da municipal serão agraciadas, nesta segunda-feira, com o troféu educacional Governador Leonel Brizola. A cerimônia ocorre no memorial do Legislativo da Assembleia Legislativa, a partir das 19 horas.
Todas foram destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, apurado pelo Ministério da Educação e leva em conta as entidades escolares que obtiveram as melhores notas nas séries inicial e final.
Ao todo, 17 escolas de 15 municípios vão receber troféus. Na rede estadual, a EEEF Orestes Manfro, de São Marcos, foi a primeira colocada nas séries inicial e na final. Entre as da rede municipal, o mesmo fez a EMEF Santa Cruz, de Farroupilha.