Segunda-feira, 12 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Programa voltado para as mulheres oferece 1.680 consultas por ano em Pelotas, no Sul do Estado

Compartilhe esta notícia:

Primeira unidade do serviço no município foi inaugurada nesta segunda-feira (12)

Foto: Arthur Vargas/Ascom SES
Primeira unidade do serviço no município foi inaugurada nesta segunda-feira (12)

O governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria da Saúde, inaugurou nesta segunda-feira (12), no campus da Universidade Católica de Pelotas, o primeiro ambulatório do SERMulher no município.

Serão realizadas 140 primeiras consultas mensais no local, totalizando 1.680 por ano, mais as agendas de consultas multiprofissionais e de retorno. O ato contou com a presença da secretária da Saúde, Arita Bergmann.

O SERMulher RS é um serviço de retaguarda da atenção primária à saúde que oferece atendimento qualificado e especializado a mulheres com alterações nos exames de rastreamento de câncer de colo do útero e de mama, com suspeita de endometriose/adenomiose/miomatose, para investigação de infertilidade e no climatério. Em Pelotas, também vai formar profissionais de saúde para o atendimento à mulher.

A unidade vai funcionar em parceria entre a Secretaria da Saúde, Universidade Católica de Pelotas, Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) e a prefeitura. “Esse programa tem como grande objetivo trabalhar na prevenção, no diagnóstico e no tratamento da mulher”, disse Arita Bergmann.

“Já estamos com 16 centros escolhidos. Mesmo tendo três ambulatórios de ginecologia na região, esse serviço, especializado em média complexidade, vai diminuir o tempo de espera de mulheres para uma consulta”.

“É uma iniciativa muito importante para a saúde feminina, um avanço no cuidado à saúde da mulher, atuando na prevenção, diagnóstico e tratamento das patologias, principalmente as patologias malignas que acometem as mulheres, ressaltou Iândora Timm Sclowitz, médica ginecologista e obstetra do Hospital São Francisco de Paula.

Ela lembrou que muitas mulheres, por diversos motivos, deixam o cuidado à saúde de lado. “Mas um motivo principal é o acesso. O acesso a consultas, o acesso aos exames, certo? E esse programa visa, então, melhorar esse acesso à realização de exames”.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Roger lamenta goleada no Brasileirão e mira reação do Inter na Libertadores
Grêmio bate o Ypiranga por 4 a 0 fora de casa pelo Gauchão Sub-20
https://www.osul.com.br/programa-voltado-para-as-mulheres-vai-oferecer-1-680-consultas-por-ano-em-pelotas-no-sul-do-estado/ Programa voltado para as mulheres oferece 1.680 consultas por ano em Pelotas, no Sul do Estado 2025-05-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar