Segunda-feira, 03 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 27 de julho de 2015
Não é preciso gastar mais nenhum centavo para participar de um programa de fidelidade. Entrar em uma loja, responder a pesquisas, dar e receber caronas ou manter a rotina de exercícios pode dar prêmios, descontos ou mesmo dinheiro na mão.
As opções são desenvolvidas por novas empresas com serviços pela internet. No intuito de incentivar variados comportamentos de quem usa aplicativos e sites, elas estão adaptando o modelo acumulação de pontos dos programas de fidelidade, comuns a companhias aéreas e fornecedoras de cartão de crédito.
O aplicativo Zumpy, que funciona em Belo Horizonte (MG) há dois meses – e que será lançado em SP em agosto, em parceria com a universidade Mackenzie –, dá pontos para motoristas e passageiros que deixam o carro em casa para dar ou tomar carona. São 10 pontos para o passageiro e 15 para o motorista, sendo que atividades como cadastrar rotas e avaliar quem vai junto no automóvel também aumentam a pontuação.
O fundador da empresa, André Andrade, contou que os pontos devem ser trocados por ingressos de cinema, descontos em restaurantes ou no abastecimento do carro com etanol. Em Belo Horizonte, 60 pontos podem ser trocados por 40 reais em gasolina ou etanol em oito postos da cidade.
Os estabelecimentos participantes não pagam para divulgar suas marcas no aplicativo. O Zumpy deve se sustentar a partir de patrocínios, contou Andrade. (Folhapress)