Sábado, 04 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 7 de março de 2022
O Grupo Marias foi criado em janeiro de 2021.
Foto: DivulgaçãoNo bairro Restinga, na Zona Sul de Porto Alegre, um projeto vem auxiliando mulheres chefes de família em situação de vulnerabilidade social, visando a inclusão social e o empoderamento feminino. Trata-se do Grupo Marias, que foi criado em janeiro de 2021 devido ao grande número de mães de alunos que procuraram a professora Rosana Kasper durante o ano de 2020 por causa da pandemia com pedidos ajuda devido às dificuldades que estavam sofrendo: fome, desemprego, depressão e violência doméstica.
O Grupo Marias, que funciona por meio de voluntariado e doações, promove atividades gratuitas e atende atualmente 30 mulheres e suas famílias, oferecendo oficinas de alfabetização e artesanato, além de palestras informativas sobre saúde, direitos, ecologia e psicologia para que elas possam ser agentes protagonistas na própria comunidade.
Atualmente esse projeto está atendendo gratuitamente mulheres (chefes de família) todos os sábados pela manhã na Escola Comunitária Planeta Infantil, e vive da doações, tanto de materiais para oficinas e como de cestas básicas, e conta com uma equipe técnica da pedagogia, psicologia e advocacia para dar suporte a elas, e está procurando um espaço maior para dar continuidade durante a semana e aumentar os atendimentos.
Os encontros acontecem na EEI Planeta Infantil, escola comunitária, localizada na Acesso A, 3036 – Restinga Nova, esquina com a Rua Nísia Floresta. Telefone para contato: (51) 99939 6005.