Segunda-feira, 27 de julho de 2026
Por Redação O Sul | 26 de julho de 2026
Os moradores devem colocar os materiais em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30min do dia do Bota-Fora.
Foto: Luciano Lanes/PMPAO projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), ocorre desta terça-feira (28) até quinta-feira (30) em 15 comunidades. A ação é realizada a partir das 8h e tem o objetivo de colaborar com o descarte correto de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares.
Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. Isso evita que material descartado irregularmente obstrua arroios, bocas de lobo e cause alagamentos. O projeto atende 241 comunidades em situação de vulnerabilidade social.
Os moradores devem colocar os materiais em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30min do dia do Bota-Fora. A divulgação do serviço é feita por meio de cartazes colocados em unidades de saúde, mercados, escolas, bares e associações de bairro.
De acordo com o diretor-geral do DMLU, Carlos Alberto Hundertmarker, a continuidade do projeto em 2026 reafirma o compromisso do município com práticas sustentáveis e com o bem-estar da população.
“O Bota-Fora representa uma ação fundamental para promover o descarte responsável de resíduos e fortalecer o laço ambiental nas comunidades. Ao iniciarmos o ano com essa iniciativa, buscamos não apenas reduzir impactos, mas também contribuir para uma cidade mais organizada e segura, evitando danos à infraestrutura da cidade”, destaca Hundertmarker.
Programação
Terça-feira, 28: Bazilio Pellim (Camaquã), Jardim Camaquã (Camaquã), São Vicente Martir (Camaquã), Chapatral (Campo Novo), Santo Antônio (Lami) e Varejão (Lami);
Quarta-feira, 29: Colina do Prado (Jardim Carvalho), Altos da Lagoa (FAPA) (Passo das Pedras), Beco dos Coqueiros (Passo das Pedras), Passo das Pedras (Passo das Pedras), Sapolândia (Extrema) e Francisca (Lageado);
Quinta-feira, 30: Recreio da Divisa (Lomba do Pinheiro), Dois Irmãos (Rubem Berta) e Cohab Rubem Berta (Rubem Berta).
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!