Quarta-feira, 08 de Julho de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
14°
Light Drizzle

Capa – Caderno 1 Projeto de escola pública gaúcha é finalista de prêmio sobre igualdade racial

Compartilhe esta notícia:

Professora Larisse, da Emef Saint’Hilaire, participa do SIM à Igualdade Racial. (Foto: Foto: SMED/Divulgação PMPA)

Um projeto que promove a conscientização e empoderamento de estudantes por meio do processo de afrobetização (ressignificação e resgate da história africana e afro-brasileira), é finalista do Prêmio Sim à Igualdade Racial 2019, a maior honraria sobre o tema na América Latina. O “Projeto Afroativos – solte o cabelo, prenda o preconceito”, é protagonizado por alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Saint’Hilaire, no bairro Lomba do Pinheiro.

Cerca de 125 alunos entre o 1º e 9º ano, atuam de forma efetiva no projeto dentro e fora dos muros da escola. É por meio de palestras, oficinas, contações, participações, reuniões e estudos que eles levam o conhecimento adiante. Além disso, a ação resultou no desenvolvimento do Calendário Afroafirmativo, com a proposta de apresentar para os estudantes datas e momentos históricos da cultura afro e biografias de personalidades negras.

A ideia do projeto surgiu através da carta de uma aluna de 10 anos insegura com o próprio cabelo, incentivando a educadora a promover ações no âmbito escolar. “Essa conscientização só acontece quando a gente começa, desde a base, a plantar essa semente”, diz Larisse.

O Prêmio

O Afroativos concorre na categoria “Educação e Oportunidades”, pertencente ao pilar educação do Sim à Igualdade Racial. Os outros dois projetos finalistas são o Uneafro, que realiza cursos pré-vestibulares comunitários, e a Escola Bilíngue Afrobrasileira Maria Felipa, uma ação de jovens negros na busca por uma educação com outros marcos civilizatórios.

Ao todo, são 11 categorias divididas em três pilares: educação, cultura e empregabilidade. Os vencedores ganharão uma estatueta com a imagem da obra “Mad World”, do artista plástico Vik Muniz, que retrata um globo terrestre a partir de acontecimentos importantes pelo mundo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Capa – Caderno 1

Mito ou verdade: Whey Protein pode causar pedras nos rins
Em apenas um trimestre, o Banrisul obteve um lucro líquido de 320 milhões de reais
Deixe seu comentário
Pode te interessar