Terça-feira, 06 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 29 de abril de 2019
Começa em Porto Alegre, nesta terça-feira (30), uma ação de estímulo ao voluntariado jovem. A iniciativa, criada pela ONG Parceiros Voluntários, pretende desafiar os jovens com o Tribos nas Trilha da Cidadania. Conforme pesquisa recente do IBGE, apenas 4,3% dos brasileiros acima de 14 anos executam trabalho voluntário e é pensando em aumentar esse índices, que a ideia surgiu.
Somente em 2018, o projeto conseguiu que aproximadamente duas mil ações de voluntariado fossem realizadas por 15 mil jovens, de 527 escolas do Rio Grande do Sul. Foram contempladas 93 cidades gaúchas.
Serviço
O quê? Lançamento da ação Tribos nas Trilha da Cidadania
Quando? Terça-feira (30), das 14h às 16h
Onde? Instituto Pão dos Pobres.
Quem? Escolas inscritas até a data do lançamento.
Como a ação funciona
Dentro de escolas gaúchas, públicas e privadas, jovens de 5 a 20 anos do ensino Infantil, Fundamental e Médio se reúnem no turno invertido em tribos. Eles são acompanhados de educadores para uma ação planejada de voluntariado. As ações iniciam após um diagnóstico feito pelos jovens sobre questões que consideram prioritárias em suas comunidades. Em 15 anos, Tribos já soma 150 mil crianças e adolescentes.
No Rio Grande do Sul, a ONG Parceiros Voluntários fechou parceria com a Secretaria Estadual de Educação, por meio da CIPAVE (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar) e com escolas de ensino integral para aplicação da metodologia. No interior do Estado, a ação Tribos nas Trilhas da Cidadania assinou um termo de cooperação com os municípios de Nova Prata, Encantado, Santa Rosa, Viamão, Osório, Guaíba, Uruguaiana, Cachoeirinha.
A metodologia é o coração do Programa Valores na Educação da ONG e tem a chancela da UNESCO, além de ser certificada pela Fundação Banco do Brasil e reconhecida pelo Prêmio Itaú/Unicef. Promove a postura de participação social, cidadã e empreendedora, conforme orientações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Plano Nacional de Educação e Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).