Sexta-feira, 25 de julho de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Projeto inédito garante apoio de detentos para o Centro de Bem Estar Animal em Santa Cruz do Sul

Compartilhe esta notícia:

Secretária Municipal de Bem-Estar Animal de Santa Cruz do Sul, Bruna Molz desenvolve trabalho integrado com o diretor da unidade prisional, Gustavo Comoretto Barcelos

Secretária Municipal de Bem-Estar Animal de Santa Cruz do Sul, Bruna Molz desenvolve trabalho integrado com o diretor da unidade prisional, Gustavo Comoretto Barcelos. (Foto: Arquivo pessoal)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Uma experiência inovadora começa a produzir resultados no município gaúcho de Santa Cruz do Sul. A Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal recebeu as primeiras casinhas feitas pelos detentos do Presídio Regional da cidade, com o objetivo de serem utilizadas no Centro de Bem-Estar Animal (CBEA), situado na Granja Municipal, em Linha Santa Cruz.

A entrega foi realizada pelo diretor da unidade prisional, Gustavo Comoretto Barcelos, à secretária Bruna Molz. Esse projeto é inspirado em iniciativas semelhantes de outros estados e é realizado em parceria com a Susepe.

A proposta é que a comunidade doe materiais de construção, tanto novos quanto usados, para a fabricação das casinhas. A Secretaria faz a gestão dos materiais e os repassa ao presídio, onde os apenados, autorizados judicialmente a trabalhar dentro da unidade, se encarregam da produção.

Além disso, os detentos podem ter parte de sua pena remida, conforme a Lei de Execução Penal, que prevê a redução de um dia de pena a cada três dias de trabalho.

“Esse projeto é uma verdadeira via de mão dupla: ele acolhe nossos animais, que precisam de abrigo, e também oferece aos apenados a chance de se sentirem úteis, contribuindo com um trabalho digno. Além disso, é uma ação que beneficia o meio ambiente, já que aproveitamos doações de restos de obras — madeira, telhas, zinco, caixas de leite. Um gesto que transforma vidas, dá dignidade e aquece muitos corações e patinhas”, afirmou a secretária Bruna Molz.”

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Congresso é pé de guerra contra alta de impostos
Simulação de incêndio na Câmara de Vereadores avalia resposta das forças de saúde e segurança de Porto Alegre
https://www.osul.com.br/projeto-inedito-garante-apoio-de-detentos-para-o-centro-de-bem-estar-animal-em-santa-cruz-do-sul/ Projeto inédito garante apoio de detentos para o Centro de Bem Estar Animal em Santa Cruz do Sul 2025-06-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar