Sexta-feira, 09 de maio de 2025
Por Bruno Laux | 9 de maio de 2025
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Normalidade energética
Segue para discussão na Comissão de Minas e Energia da Câmara o projeto que obriga concessionárias a adotar estratégias para manter a normalidade da transmissão e distribuição de energia elétrica durante eventos climáticos extremos. Com foco principal em períodos de onda de calor, a medida determina a concessão de atenção especial das empresas às áreas densamente povoadas, como favelas e periferias.
Solidariedade do Judiciário
Ao receber nesta semana a oficial de justiça Cristiane Oliveira, responsável por intimar o ex-presidente Jair Bolsonaro na UTI do hospital DF Star, em abril, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, prestou solidariedade à servidora. Na esteira da tentativa de constrangimento da agente, que foi filmada pelo ex-mandatário, o magistrado destacou que a Corte segue ao lado da categoria para garantir o apoio e o suporte necessários para o cumprimento de suas funções.
Brasil no centro
Chamou a atenção nas redes sociais uma nova versão do mapa-múndi, publicada pelo IBGE na quarta-feira (7), que apresenta os continentes de “ponta-cabeça” e o Brasil no centro. Segundo o instituto, a edição alternativa concede maior destaque a países que integram os Brics, o Mercosul, as nações de língua portuguesa e o bioma amazônico, visando destacar o protagonismo brasileiro em debates internacionais.
Reforma acelerada
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, sinalizou nesta quinta-feira que o governo federal está “com pé no acelerador para fazer a reforma agrária no Brasil”. Presente na Feira Nacional do MST, em São Paulo, o líder ministerial destacou que o país mantém em 2025 a maior meta da história relacionada ao processo, que já teve mais de sua metade atingida.
Regulamentação de vaquinhas
A Comissão de Comunicação da Câmara aprovou a proposta legislativa que regulamenta a criação e a fiscalização de campanhas solidárias. A matéria, enviada para a Comissão de Finanças, busca combater fraudes em vaquinhas on-line, diante do amplo alcance que ações do gênero vêm tomando quando divulgadas e impulsionadas nas plataformas digitais.
Oxigênio medicinal
Os deputados da Comissão de Saúde da Câmara validaram nesta quinta-feira o projeto de criação do Plano Nacional de Gestão do Oxigênio Medicinal. A medida busca garantir estabilidade na produção e na distribuição do gás em hospitais e clínicas, assegurando o fornecimento em situações críticas.
Demissão de predadores
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) subiu à tribuna do Senado nesta quinta-feira para defender o projeto de lei de sua autoria que prevê a perda automática de cargo, função pública ou mandato eletivo para condenados por crimes sexuais contra jovens, mulheres ou PcDs. A matéria integra uma ação mobilizada pela parlamentar nos legislativos municipais de todo o país, em que tem se reunido nos últimos dois anos para estimular vereadores a apresentarem projetos de lei semelhantes.
Conflito em monitoramento
O Itamaraty informou nesta quinta-feira que segue monitorando com “grave preocupação” a escalada do conflito entre Índia e Paquistão, na região da Caxemira. Apesar da ausência de vítimas do Brasil no conflito, o Ministério das Relações Exteriores recomenda que viajantes brasileiros evitem passagens pela região.
Novos caminhos
Após 24 anos de vínculo ininterrupto com o PSDB, o governador Eduardo Leite oficializa nesta sexta-feira sua filiação ao PSD de Gilberto Kassab. Dada como certa nos bastidores desde o início de abril, a mudança de legenda surge em meio às expectativas do líder gaúcho em concorrer ao Planalto em 2026.
Novos caminhos II
Em nota divulgada para comunicar a saída do PSDB “aos Tucanos e à Sociedade Brasileira”, Eduardo Leite argumentou que as atuais circunstâncias do cenário político e eleitoral do país exigem “novos caminhos”. Manifestando gratidão ao partido de origem, o governador gaúcho destacou que manterá valores que adquiriu durante sua passagem pela sigla, ficando ao lado de todos que “acreditam na política como instrumento de transformação da realidade”.
Papo de Responsa
Um grupo de 32 alunos concluiu nesta semana o Curso de Formação de Multiplicadores do programa Papo de Responsa, da Polícia Civil do RS. A ação, promovida desde 2016 no território gaúcho, trabalha junto às escolas de ensino fundamental e médio, promovendo um diálogo descontraído sobre prevenção à violência e o papel do policial na sociedade.
Ferrovias gaúchas
O vice-governador Gabriel Souza vai a Brasília nesta sexta-feira para participar da reunião do Grupo de Trabalho do governo federal criado para tratar de demandas da área ferroviária. Realizado junto à Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário, o encontro abordará o estudo encomendado pelo governo gaúcho sobre a situação da malha ferroviária no RS, que sofreu um impacto ainda maior após as enchentes do ano passado.
Comunidades Inovadoras
A Secretaria de Inovação do Estado assinou nesta quinta-feira, junto à Central Única das Favelas e representantes das prefeituras de Caxias do Sul, Santa Maria e Pelotas, o termo de cooperação para o início do programa Comunidades Inovadoras nos municípios. Integrado ao eixo de inclusão do RS Seguro, o projeto busca promover a inovação social, a inclusão digital e o fortalecimento socioeconômico em territórios vulneráveis, através da implantação de espaços comunitários.
Renovação de monitoramento
O Centro Integrado de Coordenação de Serviços da Cidade de Porto Alegre recebeu nesta quinta-feira 42 câmeras de cercamento eletrônico de veículos. Custeados pelo Instituto Cultural Floresta, em um investimento de R$594,4 mil – que também abrange a manutenção de pontos de monitoramento – os equipamentos substituirão dispositivos danificados pela enchente de maio de 2024.
Remoção garantida
Articulada pela vereadora Biga Pereira (PCdoB), está em discussão na Câmara de Porto Alegre um projeto de lei complementar que garante às servidoras públicas municipais vítimas de assédio sexual ou moral no ambiente de trabalho ou de violência doméstica e familiar o direito à remoção para outra unidade de trabalho. A alteração, a ser realizada sempre que a medida contribuir para a minimização da condição de vulnerabilidade da vítima, será concedida a pedido da servidora sob apresentação de meios de prova idôneos.
Bruno Laux
@obrunolaux
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.