Terça-feira, 26 de maio de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Prefeitura de Porto Alegre encaminha à Câmara de Vereadores o projeto de concessão do Dmae à iniciativa privada

Compartilhe esta notícia:

O texto autoriza o Executivo a delegar, mediante concessão, os serviços públicos de saneamento

Foto: Ederson Nunes/CMPA
Presidente Comandante Nádia e vereadores recebem Prefeito Sebastião Melo na Câmara para entrega do projeto do Executivo que prevê concessão do DMAE à iniciativa privada.

A presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Comandante Nádia (PL), recebeu do prefeito Sebastião Melo na tarde dessa quarta-feira (21) o projeto de lei que prevê a concessão parcial dos serviços do Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos) à iniciativa privada. O texto autoriza o Executivo a delegar, mediante concessão, os serviços públicos de saneamento.

De acordo com a parlamentar, a tramitação da proposta permite ao Legislativo municipal “discutir pautas importantes para a capital gaúcha, como saneamento, esgoto e água potável”. Ela disse, ainda, esperar que o debate seja pautado por melhorias para a cidade: “Ter água potável e esgoto tratado é dignidade”.

A vereadora também frisou que a Câmara “dará toda a celeridade ao projeto, dentro do que está previsto na legislação”. Serão realizadas audiências públicas sobre a proposta de forma descentralizada, nas regiões do Orçamento Participativo.

Sebastião Melo argumenta que o projeto significa uma “transformação para melhor no saneamento”, ressaltando que em vilas populares de Porto Alegre ainda há esgoto a céu aberto. Ele mencionou o fato de o projeto estar sendo gestado desde a administração do prefeito Nelson Marchezan Júnior (2017-2020), durante a qual foi contratada uma consultoria do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), e que o assunto estava na pauta nas duas eleições em que ele, Melo, foi escolhido pela população como prefeito.

O prefeito acrescentou que não haveria obrigação legal de submeter a decisão à Câmara Vereadores, mas que optou por respeitar a pluralidade da Casa. Ele informou que a receita da outorga será destinada para a drenagem e ressaltou que a concessão é distinta de uma privatização: “O projeto vai manter 100% da produção de água e da drenagem no Dmae, e vai conceder o esgoto”.

Afirmou, ainda, que nenhum servidor público será demitido ou perderá vantagens: “Essa não é uma discussão sindical, estou falando de saúde pública”.

Por fim, sublinhou que o corpo técnico da Prefeitura estará à disposição para responder os questionamentos que surgirem ao longo do processo: “Espero um debate qualificado”.

A presidente Nádia pediu que os secretários participem das audiências públicas sobre a proposta. O ato de entrega do projeto também contou com a presença de parlamentares, da vice-prefeita Betina Worm e de secretários municipais.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

7 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Vanderlei Stefani
22 de maio de 2025 15:15

Faz o Pix Carlota bucha de canhão

Carlos Carlão
22 de maio de 2025 11:22

Verdadeiros são os do teu partido dos trabalhadores(kkkkk), a desgraça nacional ,

Vanderlei Stefani
21 de maio de 2025 22:22

Corja de mentirosos

Vanderlei Stefani
22 de maio de 2025 15:14

A Carlota não entendeu a pergunta kkk
O sistema cognitivo não funciona.

Carlos Carlão
22 de maio de 2025 11:20

Nem a dilmANTA e nem a cuidadora de idosos esbANJA estiveram lá para a sua tristeza e decepção (graças a Deus), a cidade agradece.

Bidio Rosa
22 de maio de 2025 04:29

Será que Pablo Melo!
Não Participou dessas Negociações?

Vanderlei Stefani
22 de maio de 2025 18:08

Mellonaro é o cachorrinho da Naja kkkkkkkk

Em encontro, Donald Trump constrange presidente sul-africano com acusação de “genocídio branco”
Inelegível, Bolsonaro reafirma em vídeo que tentará ser candidato em 2026
Pode te interessar
7
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x