Domingo, 28 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Projeto pré-militar proporciona ensino e diversão à crianças e adolescentes de Canoas

Compartilhe esta notícia:

Centro de Treinamentos Comandos
Os alunos, com idades inferiores a 18 anos, recebem treinamento pré-militar em Canoas. Foto: Ana Carolina

Corrida, flexão, combate corpo a corpo, acampamentos, disciplina, hierarquia, ordem unida e respeito aos mais velhos. Essas atividades, que normalmente são ensinadas no quartel, em Canoas estão sendo desempenhadas por um grupo com idades inferiores a 18 anos. Um projeto pré-militar cívico e social chamado CTC (Centro de Treinamentos Comandos) voltado à crianças e adolescentes residentes da Região Metropolitana de Porto Alegre proporciona todo sábado a vivência do militarismo através de atividades desempenhadas no Colégio São Francisco de Assis, localizado no bairro Mathias Velho.

A iniciativa teve início há pelo menos um ano e meio, quando o ex-militar do 3º Batalhão de Polícia do Exército, Roger Alcântara, conhecido como Montanha, decidiu passar a diante todo o seu conhecimento na área. O público escolhido desde o princípio foram crianças e adolescentes residentes do bairro Mathias Velho e Mato Grande, em Canoas. Conforme Montanha, o ponto idealizador do projeto foi a vontade de retirar esse público através do incentivo para a experimentação da carreira militar e a diversão. “Com o mundo atual, as crianças não possuem mais segurança ao brincar nas ruas. Aqui no CTC, além de estarem seguras, elas se divertem e aprendem muito”, explica Montanha.

No início, o projeto contava com a participação de 10 alunos, hoje, já são 50 inscritos. Toda a rapidez das atividades ensinadas no quartel é repassada de uma forma divertida aos participantes. “Para integrar o grupo não é obrigatório querer seguir carreira militar. Estou aqui desde o início e participo pela diversão”, contou Diéssica Alves (14 anos). Mas entre aqueles que pretendem seguir carreira, está Diogo Miranda, que com apenas 8 anos está se preparando para o quartel. “Eu sou bom em todas as atividades. Ainda não sei exatamente qual a área do exército que vou seguir, mas ainda tenho tempo para descobrir”, acrescentou Miranda.

Oferecem auxílio ao coordenador do CTC, uma equipe com instrutores físicos e de monitoramento, um instrutor bombeiro e um de campo de sobrevivência garantem a segurança e a qualidade das atividades ensinadas. Segundo Montanha, além de colegas de projeto, os alunos e instrutores formam uma família. “Já livramos adolescentes das drogas e aqueles que possuem família sem estrutura, são totalmente apoiados”, afirmou o coordenador do projeto. “Um caí, todos caem. Um levanta, todos levantam. No Centro de Treinamentos Comandos somos colegas e fora somos amigos, uma família”, acrescentou.

Outra causa nobre que envolve o projeto é a “ajuda ao próximo”. A frase “braço forte, mão amiga” dá total sentido à ideologia do Centro de Treinamentos Comandos. Nele, os alunos aprendem a sobreviver o que têm e ajudam pessoas que não possuem quase nada através de doações. A última arrecadação totalizou 158 quilos de alimentos não perecíveis e 30 sacolas de roupas, que serão doadas a famílias de Esteio, uma das cidades atingidas pelas enchentes de julho. “Todos os envolvidos estão no projeto pelo prazer de apoiar. Nós instrutores enxergamos a felicidade das crianças, que têm orgulho de limpar todo sábado o coturno, vestir a melhor farda, fazer a barba e vir para o colégio São Francisco de Assis”, completa Montanha.

Projeto oficializado

O Centro de Treinamentos Comandos é o único projeto pré-militar do Rio Grande do Sul que integra a União Nacional de Grupos Pré-Militares, filiado pelo 1º Batalhão Pré-Militar Comanfis, localizado em Natal, no Rio Grande do Norte.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Angus projeta expansão de mercado internacional
Vinícola Perini utiliza pulverizador que usa 30% menos de água
Vinícola Perini utiliza pulverizador que usa 30% menos de água
https://www.osul.com.br/projeto-pre-militar-proporciona-ensino-e-diversao-a-criancas-e-adolescentes-de-canoas/ Projeto pré-militar proporciona ensino e diversão à crianças e adolescentes de Canoas 2015-08-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar