Terça-feira, 06 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 1 de outubro de 2021
Jean-Jacques Lemêtre, do Théâtre du Soleil, é um dos artistas convidados para participar do encontro virtual gratuito.
Foto: Rodrigo Sanchez/Divulgação/UfrgsDepois de levar ao público dez espetáculos virtuais inéditos, produzidos por artistas de diferentes partes do Brasil, e uma mostra com trabalhos de artistas estudantes, o projeto Unimúsica, desenvolvido pelo Departamento de Difusão Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) entra na segunda semana da programação comemorativa de seus 40 anos. De 4 a 8 de outubro, o festival “Uni 40: música da presença” apresenta um ciclo de conversas, online e gratuito, com convidados internacionais.
Para celebrar quatro décadas de existência, o Unimúsica escolheu como tema a força das artes na transversalidade entre música, dança, teatro, circo e performance. Ainda que tome a forma de um festival online, o evento escolhe afirmar a cena viva, baseada na copresença entre artistas e espectadores, profundamente atingida pela pandemia de COVID-19.
Nesse contexto, quais caminhos têm sido trilhados? Que relações – passadas e futuras – podemos entrever entre corpo e música, entre música e cena? O que nos aponta o jogo de convergências e fricções nos trabalhos colaborativos entre músicas(os), encenadoras(es), coreógrafas(os), bailarinas(os), atrizes, atores e performers? Um dos eixos da programação, o ciclo de conversas convida à reflexão em torno dessas perguntas.
Por meio de videochamadas, as mesas promovem o diálogo entre artistas espalhados pelo Brasil e no exterior. No primeiro desses encontros virtuais, na próxima segunda-feira (4), dois dos curadores do festival, Rui Moreira e Suzi Weber, recebem a bailarina e coreógrafa Germaine Acogny, considerada a mãe da dança africana contemporânea, recentemente premiada com o Leão de Ouro.
Entre os convidados, estão ainda o compositor francês Jean-Jacques Lemêtre, do Théâtre du Soleil; a compositora argentina Carmen Baliero; o músicos, ator, clown, acrobata e equilibrista argentino radicado no Brasil Marcelo Luján; e os artistas e pesquisadores porto-alegrenses Lara Rocho, Mariana Gonçalves, Negra Jaque e Thiago Pirajira, entre outros.
As conversas estreiam diariamente, de segunda a sexta-feira, sempre às 20h, no canal do Departamento de Difusão Cultural da UFRGS no YouTube, onde toda a programação do festival segue disponível para ser acessada pelo público. Mais informações podem ser obtidas no site difusaocultural.ufrgs.br.
Ação solidária
Tradicionalmente, os frequentadores do Unimúsica retiram as senhas que dão acesso aos concertos no Salão de Atos da UFRGS mediante a doação de um quilo de alimento. Neste segundo ano de programação inteiramente online, em meio à pandemia de COVID-19, o projeto convida seu público a se engajar em uma ação solidária de arrecadação de alimentos não perecíveis, durante as duas semanas do festival, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, no Centro Cultural da UFRGS (Rua Eng. Luis Englert, 333).
A iniciativa, realizada em parceria com o programa Mesa Brasil do SESC e a campanha “UFRGS contra a fome”, do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos (NEAB/UFRGS), destina a arrecadação a comunidades quilombolas e indígenas.