Sábado, 11 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 13 de dezembro de 2015
Centenas de manifestantes se concentraram no Parque da Redenção, em Porto Alegre, no ato público de domingo contra a presidenta Dilma Rousseff. Segundo a Brigada Militar, o protesto reuniu cerca de 500 pessoas em torno do Monumento ao Expedicionário, número dez vezes abaixo do calculado pelos organizadores da iniciativa.
A exemplo do que se noticiou em outras capitais brasileiras, os participantes compareceram vestidos de verde e amarelo, ostentando faixas, bandeiras, músicas e palavras-de-ordem contra Dilma, o PT e os escândalos de corrupção. Também não faltou um grande boneco inflável do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva caracterizado como presidiário.
Palanque
Os deputados Darcísio Perondi (PMDB), Marcel Van Hatten (PP) e Nelson Marchezan Júnior (PSDB) aproveitaram a ocasião para fazer do carro de som estacionado no local um palanque improvisado para duras críticas às crises política e econômica do País. Não houve registro de incidentes.
Essa foi a primeira vez, neste ano, em que os protestos antigoverno tiveram como cenário o Monumento ao Expedicionário, em frente ao Colégio Militar da Capital. Nas manifestações de março e setembro, o Parque Moinhos de Vento e suas imediações haviam sido escolhidos como principal local de reclamação contra a atual conjuntura nacional. (Marcello Campos com agências)