Domingo, 30 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 21 de abril de 2021
Como reação ao movimento, apoiadores do governo divulgaram mensagens a favor do ministro
Foto: José Cruz/Agência BrasilO ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, foi alvo, nesta quarta-feira (21), de um tuitaço divulgado por organizações ambientais pedindo a sua saída do cargo.
Postagens com a hashtag #ForaSalles foram feitas no Twitter por nomes como a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, o compositor Gilberto Gil, ex-ministro da Cultura, e a ativista defensora dos animais Luisa Mell, além de políticos da oposição como o deputado Alessandro Molon (PSB) e o senador Humberto Costa (PT).
Como reação ao movimento, apoiadores do governo divulgaram mensagens a favor do ministro com a hashtag #FicaSalles. Na noite de terça-feira (20), o próprio Salles contribuiu para dar visibilidade à publicação massiva de tuítes ao ironizar uma convocação de tuitaço feita pelo Coletivo de Cidadãos e Cidadãs em Defesa das Florestas. “Amanhã é dia…”, postou Salles.
Candidata da Rede nas eleições presidenciais que, em outubro de 2018, elegeram Jair Bolsonaro, a ex-ministra Marina Silva escreveu que Salles e o presidente não estão cumprindo o dever de proteger a Amazônia. “Precisamos que as agências ambientais funcionem! Ibama fraco só interessa a quem atua na ilegalidade”, postou Marina.
Gilberto Gil, ao aderir ao movimento, postou: “hoje é o Dia da Terra, o dia de pensarmos sobre nossa responsabilidade e compromisso com o futuro do nosso planeta. O Brasil tem um dos maiores patrimônios ambientais do mundo e não podemos deixar que seja destruído pela maldade do governo atual.
Briga com Anitta
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, discutiu com a cantora Anitta em uma rede social nesta quarta-feira (21). O desentendimento começou quando a cantora fez uma publicação pedindo a saída de Salles da pasta e afirmando que o ministro é um “desserviço para o meio ambiente”. Salles replicou, chamando a cantora de “teletubbie” (série infantil de TV dos anos 1990).
“FORA SALLES desserviço para o meio ambiente”, escreveu Anitta na publicação que deu início à discussão com o ministro. “Fica na sua ai, ô Teletubbie! FicaSalles”, escreveu Salles em resposta à postagem de Anitta.
“Que resposta madura. Quantos anos você tem? 12? Então é melhor sair do ministério anyway”, replicou Anitta. “Se você conseguir demonstrar, sem ajuda de outra pessoa, que sabe quais são as capitais do Brasil ou pelo menos os nomes dos seis biomas brasileiros a gente começa conversar…”, retrucou Salles.
Notícia-crime
Ricardo Salles foi alvo de uma notícia-crime apresentada no último dia 14 pelo então superintendente da Polícia Federal no Amazonas, Alexandre Saraiva, ao Supremo Tribunal Federal. O senador Telmário Mota (Pros-RR) também foi denunciado pela PF.
No documento, o delegado aponta a possibilidade de ocorrência dos crimes de advocacia administrativa, organização criminosa e o crime de “obstar ou dificultar a ação fiscalizadora do Poder Público no trato de questões ambientais”.
Após a denúncia, o governo federal trocou o comando da PF no Amazonas. O delegado Leandro Almada da Costa assumiu o cargo no lugar de Alexandre Saraiva. A troca foi assinada pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça, Tercio Issami Tokano, e publicada no “Diário Oficial da União” na terça (20).
Na nota em que anunciou a troca, a PF afirmou que Saraiva foi comunicado da substituição “no decorrer da tarde” do dia 14, mesmo dia em que a notícia-crime foi apresentada.