Quarta-feira, 07 de outubro de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Em carta aberta, PSDB de Porto Alegre faz último apelo pela permanência do governador gaúcho no partido

Compartilhe esta notícia:

Documento afirma que os filiados da sigla veem Leite como o líder que pode superar a polarização no Brasil.

Foto: Maurício Tonetto/Secom
O ato de filiação está marcado para esta sexta-feira, às 15h, no gabinete da Direção Nacional do partido, em São Paulo. (Foto: Maurício Tonetto/Secom)

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que deverá trocar o PSDB pelo PSD nos próximos dias, recebeu nesta sexta-feira (25), um último apelo para que permaneça no partido.

A carta aberta da Executiva do PSDB de Porto Alegre afirma que os filiados da sigla veem Leite como o líder que pode superar a polarização no Brasil e sugere que a legenda que tem Gilberto Kassab como um dos expoentes, não garantirá a ele a candidatura presidencial.

O documento assinado pelos vereadores de Porto Alegre Moisés Barboza, Gilson Padeiro e Marcelo Bernardi ressalta que o partido tem crescido na cidade, na contramão do encolhimento da sigla em âmbito nacional. Também destacam conquistas da legenda como a quebra de patentes de remédios que permitiram a criação dos genéricos, o Plano Real e a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

“Governador, onde quer que se ande nesse país, os filiados e lideranças veem em ti, a figura do líder que pode superar a polarização no Brasil”, diz o texto. “Ingressar em outro partido que visivelmente não garanta essa possibilidade é abrir mão de oferecer uma oportunidade histórica para boa parte dos brasileiros: escolher um líder que não esteja comprometido com o LuloBolsonarismo, alguém com posicionamento coerente e agregador.”

O PSDB e o Podemos já têm data para anunciar a fusão partidária, e tentam segurar Eduardo Leite. As duas legendas fecharam as tratativas e programam a divulgação formal para a próxima terça-feira (29).

Leia a carta na íntegra:

“Carta aberta ao Governador Eduardo Leite

O PSDB de Porto Alegre, através desta carta, rompe o silêncio e tenta traduzir em palavras o sentimento de milhares de filiados e filiadas desse país, a respeito do momento adverso que o Partido está passando ao discutir estratégias para superar o encolhimento de suas bancadas.

Na contramão desse encolhimento, o PSDB da Capital dos gaúchos é exemplo de crescimento histórico nos últimos anos, o que se reflete na nítida procura da população por alternativas à polarização e na confiança demonstrada no nosso posicionamento para isso.

O PSDB é o partido que quebrou patentes de remédios, criando os genéricos. É o partido que acabou com a inflação descontrolada, implantou a responsabilidade fiscal, realizou e regulou privatizações, buscando sempre promover o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e o social.

O PSDB é um dos poucos que se mantém posicionado de forma coerente, sendo o destino de milhões de votos de confiança da nossa sociedade. Governador, onde quer que se ande nesse país, os filiados e lideranças veem em ti, a
figura do líder que pode superar a polarização no Brasil. Ingressar em outro partido que visivelmente não garanta essa possibilidade é abrir mão de oferecer uma oportunidade histórica para boa parte dos brasileiros: escolher um líder que não esteja comprometido com o LuloBolsonarismo, alguém com posicionamento coerente e agregador. E nesse momento, de possível fusão partidária, percebo essa mesma visão vinda das lideranças nacionais envolvidas.

Compartilhamos desse mesmo sonho!

A sua permanência como líder de nossos partidos é muito importante. O PSDB, além de tudo, segue coerente em seus posicionamentos como oposição ao Governo Federal e sua permanência é a garantia de que teremos um candidato à presidência capaz de superar a polarização e mostrar um caminho alternativo para o desenvolvimento do
Brasil.

Temos acompanhado as manifestações das maiores lideranças do nosso partido e até de outras siglas: todas advogam nesse sentido. E, por isso, resolvemos romper o silêncio, como integrantes de uma legião de filiados e filiadas que querem sua permanência no PSDB, nos liderando nesse momento de adversidade e discussão sobre fusão partidária.
Acrescento, ainda, que caso o senhor entenda que 2026 exige outros desafios, é aqui o seu lugar também para esse caminho! Essa é a tradução do sentimento de milhares de filiados e filiadas do nosso país!”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

5 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
César Alexandre Jardim Marques
26 de abril de 2025 00:17

Oposição ao Governo Federal? O Eduardo Milk é COMPLETAMENTE ALINHADO com o PT. Na comemoração de 1 ano dos atos de 08 de janeiro foi o único Governador do Sul que foi ao evento e chamou de “golpe”. Apoiou o PT na eleição pra prefeitura de Pelotas. E no período da enchente, enfiou o “rabinho” no meio das pernas quando o Lula nomeou o MONTANHA como Governador Postiço do RS. Terceira Via só pra quem acredita que o Frei Chico é inocente no caso do Escândalo do INSS.

Vanderlei Ochoa
26 de abril de 2025 00:30

Conseguiram destruir um grande partido.

Denise Goulart de Munhós
26 de abril de 2025 13:53

Que gente ridícula!!! Abaixando-se para o Champinha dos Pampas.

Denise Goulart de Munhós
26 de abril de 2025 13:54

Dudu Goiaba Milk é esquerdista elitista. Quando sairá do armário e filiar-se ao PT????

Marlon Soares
26 de abril de 2025 20:05

A propósito quantos votos ele acha q vai fazer no rio grande do sul? já q os petistas não vão votar nele como na eleição para governador

Inelegível, Collor tentou ser prefeito de São Paulo em 2000 e até participou de debate, mas foi cassado
Justiça diz que neta de João Gilberto não foi vítima de sequestro internacional
Pode te interessar
5
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x