Terça-feira, 06 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 26 de setembro de 2016
O PSOL é o partido com o maior número de candidatos a prefeito nas capitais do País, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Das 26 capitais, o PSOL participa da disputa às prefeituras em 24 – fica de fora apenas em Macapá e Rio Branco.
Macapá foi a primeira capital do País a ter um prefeito do PSOL na história. Clécio Luis, eleito em 2012, deixou, no entanto, o partido e hoje concorre à reeleição pela Rede. Já o PT concorre à vaga em 18 capitais – fica de fora em Salvador, São Luís, Cuiabá, Teresina, Rio de Janeiro, Porto Velho, Florianópolis e Aracaju.
Outros dois partidos também têm candidatos em mais da metade das capitais nestas eleições. São eles o PMDB (16 disputas) e o PSTU (14). Já o PSDB concorre em exatamente metade das cidades (13). Já na outra ponta do ranking, cinco siglas participam de apenas uma disputa a prefeito no Brasil: PTC (em Maceió), PTdoB (Belo Horizonte), PCB (Belém), Novo (Rio de Janeiro) e PSL (Porto Alegre).
A cidade com a disputa com mais candidatos é Campo Grande, onde 15 pessoas concorrem à vaga a prefeito. Campo Grande, aliás, é o município com mais candidatos não apenas entre as capitais, mas entre as 5.568 cidades do País.
Se forem levadas em conta todas as cidades do País, o PMDB aparece na frente: disputa em 2.352 cidades. O PSDB aparece em segundo, em 1.734 municípios. O PT, que chegou a concorrer em 1.829 cidades em 2012, hoje busca vencer em 991. (AG)