Segunda-feira, 28 de setembro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil PT anuncia apoio a Baleia Rossi na disputa pela presidência da Câmara

Compartilhe esta notícia:

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e o deputado Baleia Rossi.

Foto: Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e o deputado Baleia Rossi. (Foto: Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A bancada do PT decidiu nesta segunda-feira (4) apoiar a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) à presidência da Câmara. A adesão à campanha do deputado foi aprovada por 27 votos, contra 23, em reunião virtual de mais de duas horas.

O deputado Paulo Teixeira (PT-SP), secretário geral do partido, disse no Twitter que a bancada decidiu apoiar a candidatura e apresenta uma pauta de reivindicações que passam pela vacinação para todos, renovação do auxilio emergencial, fim das privatizações e impeachment do presidente.

Em nota o PT disse que a decisão tem com base em compromissos firmados pelo deputado com partidos de oposição – “em defesa da democracia, da independência do Poder Legislativo e de uma agenda legislativa que contemple direitos essenciais da população”.

“O PT entende que esta aliança é necessária para derrotar as pretensões de Jair Bolsonaro de controlar a Câmara dos Deputados e, neste sentido, destacamos o compromisso de que serão utilizados todos os instrumentos do Poder Legislativo, como a instalação de CPIs, a convocação de autoridades, a edição de decretos legislativos, o exame e resposta institucional a todos os crimes praticados por autoridades do executivo, inclusive o presidente da República”, diz a nota assinada pela presidente nacional, deputada Gleisi Hoffmann, e pelo líder do PT na Casa, Ênio Verri.

A eleição para renovar a cúpula do Congresso deve acontecer em 1º de fevereiro e Baleia tem como principal adversário o líder do Progressistas, Arthur Lira (AL). Líder do Centrão, Lira conta com o aval do Palácio do Planalto, enquanto Baleia Rossi tem apoio do atual presidente da Casa, Rodrigo Maia.

As legendas que manifestaram apoio a Baleia Rossi somam 261 parlamentares. São elas: PT, PSL, MDB, PSB, PSDB, DEM, PDT, Cidadania, PV, PCdoB e Rede. Entre os principais partidos de oposição, apenas o PSOL ainda não anunciou apoio a um dos candidatos ou candidatura. Porém como a votação para presidente da Câmara é secreta, pode haver votos divergentes.

Liderança e dificuldades na Câmara

O presidente que se despede da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse na sexta-feira que as dificuldades do ano de 2020 não impediram que a Casa liderasse as principais pautas. “Encerramos um ano que foi muito difícil para os brasileiros e, especialmente devido à pandemia, muito desafiador para o Parlamento. Isso não impediu, no entanto, que a Câmara dos Deputados exercesse um protagonismo e liderasse as principais pautas em um momento crucial no País”, afirmou ele em suas redes sociais.

“Ao lado dos 512 deputados, aprovamos a PEC da Guerra, que deu todas as condições orçamentárias para que o poder público enfrentasse a Covid-19. Além da aprovação do auxílio emergencial e de outros projetos na área da Saúde, capitaneados pela Câmara e pelo Senado Federal”, prosseguiu.

Maia lembrou que, no meio da pandemia, os deputados aprovaram o novo Fundeb, que considera um marco na qualidade da educação pública brasileira.

“Foi um período difícil, mas de reafirmação da importância das instituições democráticas. Não podemos retroceder. O Brasil em 2021 precisará de uma Câmara forte, independente e que continue a ser uma fortaleza na defesa da democracia em nosso País”, disse.

Maia disse ainda que analisou com a equipe da Câmara o Orçamento de 2021 enviado pelo governo ao Congresso. “Sem a aprovação da PEC emergencial, só existe uma forma de cumprir o teto de gastos: acreditar que o governo federal enviou a o projeto de lei orçamentária com superestimativa nos valores encaminhados para a Previdência.”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

10 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Maria Cristina Martins Nocchi
5 de janeiro de 2021 05:42

Bah, um minion apoiador de presidente que enriqueceu a si e a família fazendo rachadinha, empregando cc fantasma e lavando dinheiro vem falar em corrupção? Comeste alfafa com cloroquina vencida, gado ?

Anderson Cardoso
5 de janeiro de 2021 01:31

Agora vai dar inicio a corrupçao..todos apostos Maia , Baleia…se juntaram ai tropa de vagabundos corruPTos do país

Luiz Carlos Rozzo Bidio Rosa
5 de janeiro de 2021 02:48

Parabens PT?

Maria Cristina Martins Nocchi
5 de janeiro de 2021 05:49

E não falas nada do Queiroz e das rachadinhas, mínio raivoso? A cloroquina que tomaste estava vencida, gado?

Carlos Justo Paulo
5 de janeiro de 2021 04:27

Tem mais coisa que negociaram, diga Maia corrupto, ladrão, filho de terrorustas e genro de corrupto da Lavajato jato como tu Botafogo.

Suzana Ribeiro
5 de janeiro de 2021 08:52

Que pessoa horrível, cheia de ódio, puro veneno destilado! A senhora precisa de ajuda urgente. E ainda vive no século XIX…

Maria Cristina Martins Nocchi
5 de janeiro de 2021 05:48

Erro maiúsculo do PT. Parece que o partido não aprendeu nada com a punhalada nas costas que levou do temer, do Padilha e do mdbosta adorador de boquinhas! Sem falar que esse baleia é da turma do gangster do temer e do mdbosta de SP! Qual garantia de que o baleia, eleito, vai pautar o impeachment? O mdbosta é linha auxiliar do psicopata assassino, o líder do governo no senado é do mdb. O PT, por ser maior bancada, tinha que lançar candidato próprio. O baleia é bolsonorista de banho tomado! Equívoco do PT.

Jose Lovatto
5 de janeiro de 2021 10:54

Agora sim, juntou Maia, presidente do Congresso que mais travou projetos e propostas, com PT a apoiar esse cidadão que já inicia sua caminhada carregando o fardo da corrupção e anti-Brasil escancarado nos seus apoiadores. Triste ver a oposição tão perdida e vendida.

Osmar Soares Sodre Sodre
7 de janeiro de 2021 20:29

O PT, E MUINTO SAFADOS, NÃO FAZIA PARTE DO GOVERNO, AGORA QUE PERDERAM AS ELEIÇOES QUE O POVO DISSE QUEM ELES SÃO, LADRÃOS, VEM FAZENDO NEGOCIATAS COM PARTIDOS CONTRARIO AO DELES, PARA ARRUMAR CARGOS E VOLTAR Á ROUBAR.

Osmar Soares Sodre Sodre
7 de janeiro de 2021 20:32

É MUINTA CARA DE PAÚ DESSES PTS, SAFADOS, COMUNISTAS, PORQUE NÃO VÃO JUNTO Á CUBA COM O PRESIDIÁRIO , ARRUMAR FALCATRUAS LÁ, AQUI ESTÃO MORTOS JUNTO COM O PSOL COMUNISTAS, DEU PRA VCS.

Em São Paulo, o secretário da Educação defende a volta obrigatória das aulas presenciais
Grupo de 37 entidades pede o afastamento imediato do arcebispo de Belém por denúncias de abusos sexuais
Pode te interessar
10
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x