Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil PT vive onda de deserções e perde um em cada cinco prefeitos

Compartilhe esta notícia:

PT enfrenta debandada de prefeitos de sua legenda para outros partidos. (Foto: Arquivo/ Dida Sampaio/AE)

A janela de filiação partidária aberta no mês de março e a possibilidade de impeachment da presidenta Dilma Rousseff impulsionaram o movimento de debandada de prefeitos do PT para outros partidos. A seis meses das eleições municipais, dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) indicam que, de cada cinco prefeitos petistas eleitos em 2012, um deixou a sigla. As informações mostram filiações e desligamentos até o dia 15 deste mês.

Ao todo, 135 dos 638 prefeitos eleitos pelo PT pediram desfiliação ou foram expulsos, incluindo gestores que renunciaram ou foram cassados. O maior desgaste está concentrado em São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro, governados pelo PSDB e pelo PMDB, mas o movimento também atingiu Estados comandados por petistas, como a Bahia e Minas Gerais.

Em São Paulo, 35 dos 73 prefeitos eleitos migraram. No Paraná, foram 18 baixas entre 40 gestores. No Rio de Janeiro, mantiveram-se fiéis ao PT só quatro dos 11 prefeitos eleitos há quatro anos. Em Mato Grosso do Sul, oito dos 13 prefeitos saíram da legenda. Está nesse grupo Paulo Duarte, gestor de Corumbá, município com mais de 100 mil habitantes. A maior parte das desfiliações ocorreu neste ano, após a prisão do senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS), até então a estrela petista no Estado. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Lula pode gravar um vídeo para ser divulgado quando for preso
Impeachment faz PT romper com aliados
https://www.osul.com.br/pt-vive-onda-de-desercoes-e-perde-um-em-cada-cinco-prefeitos/ PT vive onda de deserções e perde um em cada cinco prefeitos 2016-04-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar