Domingo, 11 de outubro de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
16°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Putin endurece discurso, diz que “operação” na Ucrânia segue e que acabará com a “direita anti-Rússia criada pelo Ocidente”

Compartilhe esta notícia:

As sanções têm como alvo o exército estatal russo Rostec e outras empresas críticas do setor de defesa. Na foto, o presidente russo Vladimir Putin. (Foto: Reprodução/Twitter)

O presidente russo, Vladimir Putin, homenageou nesta quinta-feira (3) os soldados russos, dizendo que eles estão agindo como heróis na guerra na Ucrânia, ao mesmo tempo em que endureceu o discurso contra Kiev e o Ocidente.

Ele afirmou que a “operação militar especial”, como chama a invasão ao país vizinho, segue como planejado e que acabará com “com essa direita anti-Rússia criada pelo Ocidente”, referindo-se à hostilidade de Kiev em relação a Moscou.

“Quero dizer que a operação militar especial está seguindo estritamente o cronograma. Todas as tarefas que foram definidas estão sendo resolvidas com sucesso”, disse Putin em comentários televisionados. “Agora, em território ucraniano nossos soldados e oficiais estão lutando pela Rússia, por uma vida pacífica para os cidadãos de Donbass, pela desnazificação e desmilitarização da Ucrânia, para que não possamos ser ameaçados por uma direita anti-Rússia em nossas fronteiras, que o Ocidente vem criando há anos.”

Os comentários de Putin foram aparentemente uma tentativa de refutar declarações de governos ocidentais e agências de inteligência de que os militares russos vêm encontrando bloqueios diante de problemas logísticos, erros táticos e uma resistência ucraniana mais forte do que a esperada.

Putin também disse que russos e ucranianos são um povo só. Sem fornecer evidências, no entanto, o presidente russo fez uma série de acusações contra as forças ucranianas, dizendo que mantêm centenas de civis estrangeiros como reféns – incluindo estudantes –, que usam civis como escudo humano e que torturam e mataram prisioneiros de guerra russos.

Ele ainda alegou que nacionalistas ucranianos estão bloqueando corredores que os soldados russos, segundo ele, abriram para a população civil fugir.

Negociação direta

Putin endureceu seu discurso após uma declaração dada mais cedo pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que disse que a “única maneira de parar a guerra” é com uma negociação direta entre ele e seu homólogo russo.

Putin também anunciou uma compensação financeira aos soldados russos mortos ou feridos na Ucrânia, e também para aqueles que ainda estão em combate. Segundo informou Moscou na quarta, 498 soldados russos morreram na Ucrânia e 1.597 ficaram feridos. As informações são do jornal O Globo e de agências internacionais de notícias.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Onda de Covid derruba produção industrial no Rio Grande do Sul, aponta Fiergs
Danos nos nervos podem explicar casos de covid longa
Pode te interessar