Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O desemprego na Europa é o menor desde 2009

Compartilhe esta notícia:

O desemprego tem caído em toda a zona do euro. (Foto: Reprodução)

Quase uma década depois da eclosão da crise financeira de 2008, os índices europeus começam a retornar para os padrões da década passada. Nesta quarta-feira (31), a Comissão Europeia indicou que a taxa de desemprego da zona do euro em abril de 2017 era equivalente ao que se registrou no continente em março de 2009. Na Alemanha, o desemprego está em seu menor nível desde a reunificação do país, nos anos 90.

Em Berlim, o motor da economia europeia, a taxa publicada pela UE foi de apenas 3,9% em abril. Calculado pelo próprio governo alemão e publicado no mesmo, o índice oficial usado pelo governo é mais alta e chega a 5,7%. Mas ainda assim é a melhor desde a incorporação da Alemanha Oriental. Os dados deram fôlego aos mercados diante da perspectiva de que isso seja um sinal da recuperação da economia alemã. Os dados sobre o desemprego ainda coincidem com um aumento nas exportações e no desempenho industrial.

“Em linha com as boas condições econômicas, o mercado de trabalho continua a se desenvolver de forma favorável” disse Detlef Scheele, chefe da agência de estatísticas da Alemanha. “O número de pessoas sem emprego continuou a cair em maio e os postos de trabalho aumentaram de forma robusta”, disse. No caso alemão, a constatação é de que “a demanda por mão de obra continua a taxas muito elevadas”.

Mas não foi apenas na Alemanha que a taxa caiu. O mês de abril na Itália registrou o menor índice de desemprego em quatro anos. Ainda que a taxa seja de 11,1%, analistas tem apontado que o índice vem sofrendo uma queda constante nos últimos meses.

De uma forma geral, os dados apontam que o desemprego tem caído em toda a zona do euro. O mês de abril registrou uma taxa de 9,3%, contra 10,2% em abril de 2016. De acordo com a Eurostat – o escritório de estatistas da Europa – o resultado é o melhor desde março de 2009, quando a crise ganhava força. (Jamil Chade/AE)

tags: economia

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Os Estados Unidos endurecem a verificação para vistos de entrada no país
Brasil expressa “profunda preocupação e decepção” com o anúncio da saída dos EUA de acordo do clima
https://www.osul.com.br/puxada-pela-alemanha-europa-tem-menor-taxa-de-desemprego-desde-2009/ O desemprego na Europa é o menor desde 2009 2017-06-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar