Quarta-feira, 30 de abril de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Quadro clínico de Bolsonaro evolui; há chance de o ex-presidente receber alta da UTI no fim de semana

Compartilhe esta notícia:

Bolsonaro está internado desde 11 de abril. (Foto: Reprodução)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, e “aceitou bem a oferta de água, chá e gelatina”, segundo boletim médico divulgado nessa terça-feira (29). A partir de agora, o ex-presidente deve retomar a alimentação natural.

Oficialmente, os médicos não fazem previsão de saída da UTI, mas em privado a avaliação é que a alta poderá ocorrer já neste fim de semana, de acordo com informações do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.

O boletim informa ainda que o ex-presidente teve melhora no resultado dos exames no fígado e segue “estável clinicamente”, sem dor, febre e com a pressão arterial controlada. Bolsonaro chegou a passar mal na semana passada, mas apresentou melhora nos dias seguintes.

O ex-presidente divulgou um vídeo nas redes sociais em que é retirada a sonda nasogástrica até então utilizado por ele para alimentação endovenosa.

As visitas seguem restritas, apesar de o ex-presidente já ter recebido o pastor evangélico Silas Malafaia e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto. Nesse período de internação, Bolsonaro também concedeu entrevista à televisão e participou de uma live.

A live, inclusive, motivou o ex-presidente a ser intimado por uma oficial de Justiça no último dia 23, por entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) de que ele “demonstrou a possibilidade” de ser avisado da ação penal sobre a tentativa de golpe. No dia seguinte, conforme informou a equipe médica, Bolsonaro teve elevação na pressão arterial e piora nos exames hepáticos.

No dia 13, o ex-presidente foi submetido a uma cirurgia que durou 12 horas para retirar aderências no intestino e reconstruir a parede abdominal. O procedimento foi realizado após Bolsonaro passar mal, no dia 11, em uma agenda no interior do Rio Grande do Norte.

A cirurgia, ainda em consequência da facada que ele levou durante a campanha presidencial de 2018, foi a mais delicada das quais foi submetido até agora.

Veja o último boletim médico na íntegra: “O Hospital DF Star informa que o ex-Presidente Jair Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em acompanhamento pós-operatório. Segue estável clinicamente, sem dor ou febre e com pressão arterial controlada, mantendo a melhora dos exames laboratoriais do fígado. Apesar da gastroparesia (retardo do esvaziamento do estômago), aceitou bem a oferta de água, chá e gelatina. Mantém sinais de movimentos intestinais espontâneos. Continua recebendo suporte calórico e nutricional por via parenteral (endovenosa), realizando fisioterapia motora e recebendo as medidas de prevenção de trombose venosa. Permanece com visitas restritas e sem previsão de alta da UTI”, diz o boletim dessa terça-feira. As informações são dos jornais O Globo e O Estado de S. Paulo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Pastor critica os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados por causa do acordo sobre a anistia e diz que o Congresso não pode ser “capacho” do Supremo
O último recuo do ministro Alexandre de Moraes nas investigações do 8 de Janeiro
https://www.osul.com.br/quadro-clinico-de-bolsonaro-evolui-ha-chance-de-o-ex-presidente-receber-alta-da-uti-no-fim-de-semana/ Quadro clínico de Bolsonaro evolui; há chance de o ex-presidente receber alta da UTI no fim de semana 2025-04-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar