Quarta-feira, 08 de dezembro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
19°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Esporte Qual foi a melhor década do futebol gaúcho na história?

Compartilhe esta notícia:

A discussão sobre qual é a melhor década do futebol gaúcho em sua história é interessante, já que há várias opções

Foto: Divulgação
A discussão sobre qual é a melhor década do futebol gaúcho em sua história é interessante, já que há várias opções. (Foto: Divulgação)

Dois mundiais, cinco Libertadores, cinco títulos Brasileiros, sete Copas do Brasil… O futebol gaúcho pode se orgulhar de ter muitos títulos, revelado vários craques – um dos maiores da história do futebol leva Gaúcho no nome – e também vários treinadores que moldaram o futebol nacional por anos e anos.

Com a ascensão do Juventude, o Rio Grande do Sul tem novamente três times na elite do futebol brasileiro e todos eles têm seu peso na competição e o respeito de torcedores e apostadores. Até o Grêmio em má fase consegue boas odds em sites como o Sportingbet io, sendo favorito em seus jogos na Arena e até em algumas partidas fora de casa.

No Sportingbet io, também é possível ver as odds para a conquista de títulos, as chamadas apostas a longo prazo. Apesar do trio mais forte no Brasil agora ser composto por Flamengo, Palmeiras e Atlético-MG, a dupla Gre-Nal tem seu peso histórico.

Por isso, a discussão sobre qual é a melhor década do futebol gaúcho em sua história é interessante, já que há várias opções. Vamos aos candidatos:

Anos 70

O Campeonato Brasileiro tinha começado anteriormente, mas foi a partir dos anos 70 que o torneio começou a ganhar os contornos que tem hoje. E o Internacional conseguiu ser bicampeão em 1975 e 1976 e ser tri invicto em 1979. Dominante no Rio Grande do Sul e com Paulo Roberto Falcão brilhando no Beira-Rio, sem dúvidas o Colorado foi protagonista aqui.

Entretanto, o Grêmio não acompanhou o Colorado nesse período, o que deixa os anos 70 um pouco atrás de outros candidatos a melhor década do futebol gaúcho.

Anos 80

Se os 70 foram do Inter, os 80 foram do Grêmio. Começou com o Campeonato Brasileiro de 1981 e teve 1983 como o “auge do auge”, com a conquista da Libertadores – que o Internacional falhou ao perder na final em 1980 – e o Mundial contra o Hamburgo. O bi poderia ter vindo já em 1984, mas o Independiente venceu.

O mesmo se aplica em relação aos anos 70: o Inter não acompanhou o Grêmio, perdendo, inclusive, uma final de Campeonato Brasileiro para o Bahia em 1988 que até hoje dói nos torcedores.

Anos 90

Os anos 90 foram de novo um sucesso para o Grêmio, que conseguiu o Campeonato Brasileiro (em 1996) e a Copa Libertadores no ano anterior. Entretanto, dessa vez não veio o Mundial, perdendo para o Ajax nos pênaltis.

O Internacional não foi brilhante, mas conseguiu a Copa do Brasil em 1992, eliminando Palmeiras, Grêmio, Corinthians e Fluminense. Também não dá para esquecer o Juventude, que venceu a Copa do Brasil de 1999 contra o Botafogo no Maracanã lotado.

Além disso, ainda teve Dunga, ídolo do Internacional, levantando a Copa do Mundo de 1994, com Taffarel brilhando nos pênaltis também, e o surgimento de Ronaldinho Gaúcho, com um drible em Dunga no Gre-Nal que ficou marcado na história. Os anos 90 foram realmente importantes para o futebol gaúcho.

Anos 2000

A volta com tudo do Internacional, vencendo a Libertadores e o Mundial contra o Barcelona faz dos anos 2000 ser um forte candidato à década mais importante do futebol gaúcho na história. Dependendo da opinião sobre se a década acaba em ano 9 ou ano 0, dá para colocar ainda a Libertadores de 2010 na conta. Você escolhe.

O Grêmio conseguiu a Copa do Brasil em 2001 e chegou na final da Libertadores em 2007. Mas o fato de ter sido rebaixado deixa um sabor bastante amargo.

Anos 2010

A Libertadores de 2010 é um bom argumento para definir se os anos 2010 foram os melhores da história do futebol gaúcho, porque se você incluir 2010 aqui é a única década em que Grêmio e Internacional venceram a Libertadores. O tri do Grêmio em 2017 e a conquista da Copa do Brasil em 2016 foram marcantes, assim como a volta de Renato Gaúcho ao centro da rivalidade.

Conclusão

Qual é a sua opinião sobre o assunto? Apesar dos anos 90 não terem sido brilhantes para o Internacional, o fator Dunga e Taffarel importa e ainda tem a contribuição do Juventude. Os anos 2000 e 2010 também são candidatos fortes. Fica provado que independente de um momento ou outro, o futebol gaúcho sempre tem seu peso.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Bolsonaro muda estratégia e decide depor presencialmente à Polícia Federal. Com isso, Supremo adia julgamento que definiria formato do depoimento
Desde Rodrigo Caio até Gabigol, conheça os maiores jogadores do Flamengo em 2021
Deixe seu comentário
Pode te interessar