Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Esporte Qual foi a melhor década do futebol gaúcho na história?

Compartilhe esta notícia:

A discussão sobre qual é a melhor década do futebol gaúcho em sua história é interessante, já que há várias opções

Foto: Divulgação
A discussão sobre qual é a melhor década do futebol gaúcho em sua história é interessante, já que há várias opções. (Foto: Divulgação)

Dois mundiais, cinco Libertadores, cinco títulos Brasileiros, sete Copas do Brasil… O futebol gaúcho pode se orgulhar de ter muitos títulos, revelado vários craques – um dos maiores da história do futebol leva Gaúcho no nome – e também vários treinadores que moldaram o futebol nacional por anos e anos.

Com a ascensão do Juventude, o Rio Grande do Sul tem novamente três times na elite do futebol brasileiro e todos eles têm seu peso na competição e o respeito de torcedores e apostadores. Até o Grêmio em má fase consegue boas odds em sites como o Sportingbet io, sendo favorito em seus jogos na Arena e até em algumas partidas fora de casa.

No Sportingbet io, também é possível ver as odds para a conquista de títulos, as chamadas apostas a longo prazo. Apesar do trio mais forte no Brasil agora ser composto por Flamengo, Palmeiras e Atlético-MG, a dupla Gre-Nal tem seu peso histórico.

Por isso, a discussão sobre qual é a melhor década do futebol gaúcho em sua história é interessante, já que há várias opções. Vamos aos candidatos:

Anos 70

O Campeonato Brasileiro tinha começado anteriormente, mas foi a partir dos anos 70 que o torneio começou a ganhar os contornos que tem hoje. E o Internacional conseguiu ser bicampeão em 1975 e 1976 e ser tri invicto em 1979. Dominante no Rio Grande do Sul e com Paulo Roberto Falcão brilhando no Beira-Rio, sem dúvidas o Colorado foi protagonista aqui.

Entretanto, o Grêmio não acompanhou o Colorado nesse período, o que deixa os anos 70 um pouco atrás de outros candidatos a melhor década do futebol gaúcho.

Anos 80

Se os 70 foram do Inter, os 80 foram do Grêmio. Começou com o Campeonato Brasileiro de 1981 e teve 1983 como o “auge do auge”, com a conquista da Libertadores – que o Internacional falhou ao perder na final em 1980 – e o Mundial contra o Hamburgo. O bi poderia ter vindo já em 1984, mas o Independiente venceu.

O mesmo se aplica em relação aos anos 70: o Inter não acompanhou o Grêmio, perdendo, inclusive, uma final de Campeonato Brasileiro para o Bahia em 1988 que até hoje dói nos torcedores.

Anos 90

Os anos 90 foram de novo um sucesso para o Grêmio, que conseguiu o Campeonato Brasileiro (em 1996) e a Copa Libertadores no ano anterior. Entretanto, dessa vez não veio o Mundial, perdendo para o Ajax nos pênaltis.

O Internacional não foi brilhante, mas conseguiu a Copa do Brasil em 1992, eliminando Palmeiras, Grêmio, Corinthians e Fluminense. Também não dá para esquecer o Juventude, que venceu a Copa do Brasil de 1999 contra o Botafogo no Maracanã lotado.

Além disso, ainda teve Dunga, ídolo do Internacional, levantando a Copa do Mundo de 1994, com Taffarel brilhando nos pênaltis também, e o surgimento de Ronaldinho Gaúcho, com um drible em Dunga no Gre-Nal que ficou marcado na história. Os anos 90 foram realmente importantes para o futebol gaúcho.

Anos 2000

A volta com tudo do Internacional, vencendo a Libertadores e o Mundial contra o Barcelona faz dos anos 2000 ser um forte candidato à década mais importante do futebol gaúcho na história. Dependendo da opinião sobre se a década acaba em ano 9 ou ano 0, dá para colocar ainda a Libertadores de 2010 na conta. Você escolhe.

O Grêmio conseguiu a Copa do Brasil em 2001 e chegou na final da Libertadores em 2007. Mas o fato de ter sido rebaixado deixa um sabor bastante amargo.

Anos 2010

A Libertadores de 2010 é um bom argumento para definir se os anos 2010 foram os melhores da história do futebol gaúcho, porque se você incluir 2010 aqui é a única década em que Grêmio e Internacional venceram a Libertadores. O tri do Grêmio em 2017 e a conquista da Copa do Brasil em 2016 foram marcantes, assim como a volta de Renato Gaúcho ao centro da rivalidade.

Conclusão

Qual é a sua opinião sobre o assunto? Apesar dos anos 90 não terem sido brilhantes para o Internacional, o fator Dunga e Taffarel importa e ainda tem a contribuição do Juventude. Os anos 2000 e 2010 também são candidatos fortes. Fica provado que independente de um momento ou outro, o futebol gaúcho sempre tem seu peso.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Bolsonaro muda estratégia e decide depor presencialmente à Polícia Federal. Com isso, Supremo adia julgamento que definiria formato do depoimento
Desde Rodrigo Caio até Gabigol, conheça os maiores jogadores do Flamengo em 2021
https://www.osul.com.br/qual-foi-a-melhor-decada-do-futebol-gaucho-na-historia/ Qual foi a melhor década do futebol gaúcho na história? 2021-10-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar