Segunda-feira, 17 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 16 de dezembro de 2015
Você sabe quantos pontos tem na sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação)? Essa é uma pergunta que muitas pessoas não sabem responder. Mas deveriam. Parece até uma simples punição, mas essa é uma regra e desde 2005 está prevista na resolução 182 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Então, hora de entender tudo sobre o assunto.
Ao atingir 20 pontos, o motorista é submetido a um processo administrativo e pode ser suspenso, perdendo o direito de dirigir de um mês a um ano. O motorista infrator deverá se matricular em um curso de reciclagem e só receberá a carteira de volta se, além de cumprir o prazo de suspensão determinado pelo Detran, for aprovado no curso. Para motoristas profissionais são só 14 pontos e para quem está na provisória não pode haver nenhuma multa.
Números de pontos.
A cada infração cometida são computados os seguintes números de pontos: gravíssima – sete pontos; grave – cinco pontos; média – quatro pontos; e leve – três pontos. O condutor terá até três chances para se defender da punição: uma, ao apresentar sua Defesa Prévia, outra na Junta Administrativa de Recursos de Infração e a terceira no Conselho Estadual de Trânsito.
“O cidadão acha que é só pagar a multa que a punição pelo erro que cometeu no trânsito já está cumprida. Mas é preciso haver uma mudança de comportamento na população”, explica Janete Bloise, diretora de Habilitação do Detran.
É importante saber consultar as multas no Detran-RS (www.detran.rs.gov.br) pois muitas vezes as notificações não chegam pelo correio. É dever do motorista deixar o endereço junto ao órgão atualizado, se não, com isso, pode se vir a perder o direito de indicar condutor e de recorrer da multa.
Todos os dados que você precisará estão na sua carteira de motorista e também no documento do veículo. Com o documento do veículo você poderá ver se tem multas de trânsito e verificar se constam pontos na CNH.