Quinta-feira, 01 de outubro de 2026
Por Redação O Sul | 3 de janeiro de 2016
Com a revisão da expectativa de inflação pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) feita pelo governo federal, os mais de 9,9 milhões de aposentados, pensionistas e segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que recebem algum tipo de benefício previdenciário acima do salário mínimo devem ter reajuste de 11,57% neste mês.
Desta forma, quem ganha, por exemplo, dois salários mínimos de aposentadoria (1.576 reais, atualmente) passará a ter um benefício mensal de 1.758,34 reais.
Os valores das aposentadorias e pensões serão limitados ao novo teto da Previdência Social, que também entrará em vigor neste mês, e que subirá dos atuais 4.663,75 reais para o total de 5.203,34 reais.
Os pagamentos começam a ser feitos para quem ganha acima do mínimo a partir de 1 de fevereiro. O calendário termina no dia 5 do mês que vem. O reajuste de quem recebe acima do piso nacional é o acumulado da inflação entre os meses de janeiro e de dezembro de cada ano, considerando o levantamento pelo INPC calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Para quem ganha o mínimo – são mais de 22,5 milhões de segurados em todo o País –, o novo valor do salário, de 880 reais, começa a cair nas contas a partir do dia 25 deste mês.
Os comentários estão desativados.