Segunda-feira, 10 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Quase metade dos concurseiros do País quer morar em Brasília

Compartilhe esta notícia:

Qualidade de vida e 'sensação de segurança' estão entre pontos destacados pelos entrevistados. (Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)

Perto de completar 61 anos, Brasília (DF) – além de capital do País – é conhecida como a capital dos concursos e continua sendo destino para aqueles que apostam em uma carreira no funcionalismo público.

Uma pesquisa feita por uma empresa que trabalha com cursos educacionais, mostra que 46,4% dos concurseiros do País pretendem prestar provas e morar no Distrito Federal .

O estudo foi feito entre os dias 13 e 14 de abril, perto do aniversário da cidade, comemorado na próxima quarta-feira (21). Foram entrevistadas 2.716 pessoas que se preparam para concursos no país e Brasília, de acordo com 68% dos entrevistados, é o destino escolhido pela “boa remuneração”.

Além disso, 60% do público que respondeu a pesquisa considera o Distrito Federal como um local de estabilidade profissional. Os entrevistados também destacaram a “sensação de segurança” e a qualidade de vida como atrativos.

Veja os outros pontos citados na pesquisa:

— 34% dos entrevistados veem na capital uma alta qualidade de vida;

— 17% dos entrevistados afirmam que o planejamento e organização da cidade é um atrativo;

— 17% observam Brasília com uma alta sensação de segurança;

— 14% consideram que a capital é um bom ambiente para criar raízes;

— 10% analisam o sistema de educação da cidade como um diferencial;

— 8% apontam a economia, o sistema de saúde e a mistura de culturas como fatores importantes.

A residente jurídica Adda Duarte, de 25 anos, está entre os concurseiros brasileiros que sonham em trabalhar em Brasília. Há dois anos, ela se prepara para as provas de ingresso no funcionalismo público e aguarda a chance de deixar o Ceará para vir ao Distrito Federal.

Adda está inscrita para fazer o concurso de escrivão da Polícia Civil do Distrito Federal, porém, a avaliação está suspensa devido à pandemia de covid-19. “Estamos aguardando, mas ainda não há data”, comentou.

A estudante diz que a decisão de se mudar para a capital do país já está tomada, basta conseguir aprovação no concurso. “Não tenho família em Brasília, mas um amigo próximo já morou na cidade. O que ele me disse é que a remuneração é boa e há qualidade de vida”, diz ela.

Perfil

A pesquisa foi realizada pela empresa Gran Cursos Online. Dos entrevistados, 56,8% são mulheres, 42,6% homens e 0,6% se identificaram como outro gênero.

Ao todo, 66% são solteiros e 65% não têm filhos. Mais da metade (54%) trabalham e estudam, e 69,6% já têm cargo público.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Com a moeda guarani valorizada, paraguaios atravessam a fronteira com o Brasil para fazer compras em Foz do Iguaçu
Além da morte do menino Henry, o vereador Dr. Jairinho é suspeito de agredir os filhos de ex-namoradas
https://www.osul.com.br/quase-metade-dos-concurseiros-do-pais-quer-morar-em-brasilia/ Quase metade dos concurseiros do País quer morar em Brasília 2021-04-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar