Domingo, 23 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 15 de outubro de 2015
Os temporais em todo o Estado provocaram a queda de quatro torres de energia da CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica) no Rio Jacuí, entre os municípios de Eldorado e Guaíba, afetando o fornecimento em Eldorado, entre outros estragos.
Segundo a companhia, logo após a chuva forte, com rajadas de vento superiores a 115 quilômetros por hora, 366 mil clientes atendidos ficaram sem fornecimento de energia elétrica, número esse que reduziu para 283 mil já no início da madrugada após os primeiros trabalhos de conserto das redes.
Durante toda a madrugada, a companhia trabalhou com 155 técnicos diretamente em campo, além dos serviços de operação, manutenção, logística e atendimento, o que totaliza mais de 500 profissionais. Às 11h30min, o Centro de Operação da CEEE registrava 144 mil clientes ainda sem energia, sendo 70 mil em Porto Alegre.
Interdição do Rio Jacuí.
Em decisão conjunta da SPH (Superintendência de Portos e Hidrovias) com a Marinha do Brasil, o canal do Rio Jacuí continua interditado para a navegação. Devido às últimas cheias, as boias de sinalização se deslocaram da posição original e, por conta do temporal que atingiu o Estado na última noite, as torres de energia elétrica que caíram sobre o rio e os cabos estão dentro da água, interrompendo o canal.
A SPH e a Marinha do Brasil, junto à companhia de luz, estão trabalhando pra resolver o problema.