Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Quem dorme mais de nove horas por dia pode sofrer um AVC

Compartilhe esta notícia:

Pesquisadores estudaram 9.692 pessoas entre 42 e 81 anos e comprovaram que dormir muito não significa ser saudável. (Crédito: Reprodução)

 

 

 

 

Novas pesquisas têm mostrado que dormir muito – mais do que nove horas – pode ser tão ou até mais prejudicial do que dormir pouco – menos que seis horas.

Um estudo publicado no periódico Neurology apontou que pessoas que relataram dormir mais do que oito horas tiveram aumento de 46% no risco de sofrer AVC (acidente vascular cerebral), quando comparadas àquelas que relataram dormir de seis a oito horas.

Entre aquelas que relataram dormir menos do que seis horas, o aumento foi de 18% (estatisticamente não significativo, segundo os autores). Os pesquisadores estudaram 9.692 pessoas entre 42 e 81 anos que não tinham sofrido AVC.
Os mecanismos da associação entre dormir muito e os riscos à saúde ainda não são totalmente conhecidos, mas os pesquisadores acreditam que a necessidade de um longo período de sono pode ser um sinal precoce de desregulação no cérebro e risco de sofrer AVC no futuro.

Para Yue Leng, uma das autoras do trabalho, uma possibilidade é que essa desregulação esteja ligada a problemas no fluxo sanguíneo. Estudos experimentais poderão explicar melhor essa relação, ainda desconhecida.

De acordo com a pesquisadora Camila Hirotsu, muitas pessoas tendem a superestimar seu período de sono – elas não dormem tanto assim. Elas podem estar levando em conta, por exemplo, o horário em que vão para a cama, em vez do horário em que efetivamente pegam no sono.

Como o levantamento americano se baseia em relatos, isso seria um ponto fraco dos dados. Além disso, parte dos dorminhocos pode ter apneia obstrutiva do sono, que é um fator de risco para doenças cardiovasculares. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Frieza do médico é queixa comum entre pacientes
As pessoas têm cada vez menos tempo para prestar atenção: agora são só oito segundos
https://www.osul.com.br/quem-dorme-mais-de-nove-horas-por-dia-pode-sofrer-um-avc/ Quem dorme mais de nove horas por dia pode sofrer um AVC 2015-05-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar