Sexta-feira, 17 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 15 de fevereiro de 2016
Os aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já podem começar a se preparar para declarar o IR (Imposto de Renda) 2016. A vantagem de enviar o documento no começo do prazo, a ser aberto em 1 de março, é que dá para receber a restituição logo nos primeiros lotes. Um dos documentos que não pode faltar na declaração é o demonstrativo do Imposto de Renda com os valores recebidos em 2015. Conforme a Previdência, ele estará disponível a partir desta semana e o aposentado poderá consultá-lo através do site www.previdencia.gov.br.
Segundo Sebastião Luiz Gonçalves dos Santos, do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, o demonstrativo é um espelho da declaração. Portanto, os segurados deverão preencher no programa da Receita Federal exatamente como está no informe.
Além disso, o contribuinte não poderá esquecer de citar valores de conta corrente, poupança ou investimentos, além de gastos de previdência privada, se tiver. Gastos com saúde e educação também deverão ser incluídos.
Santos explicou que os aposentados que trabalham precisam ter mais atenção na hora de preencher o formulário eletrônico. Se não quiserem cair na malha fina, não poderão esquecer de informar tanto o que receberam do INSS quanto o que ganharam da empresa em que trabalham. Se fizer bicos, os valores também precisarão entrar na declaração. (AD)