Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Dicas de O Sul Quintas Musicais é novo projeto do Instituto Goethe, em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Quintas Musicais no Goethe (Foto Joao Caldas Filho)

O projeto multimídia A Dobra Schumanniana inaugura, no dia 27 de abril, o ciclo “Quintas Musicais”, que traz a Música ao palco do Goethe-Institut na última quinta-feira de cada mês. O ciclo tem curadoria de Julio Herrlein e entrada franca. Aliando linguagens eletrônicas e musicais, A Dobra Schumanniana é apresentada por quatro artistas: Heloisa e Amilcar Zani interpretam ao piano obras de Robert e Clara Schumann e Johannes Brahms, enquanto Branca de Oliveira e Pedro Perez projetam no espaço vídeos que dialogam, através das imagens, com as proposições musicais, dando forma a um “Concerto-Instalação”.

Sobre o Projeto QUINTAS MUSICAIS

O Projeto Quintas Musicais consiste em uma série de apresentações realizadas na última quinta de cada mês, no auditório do Goethe-Institut Porto Alegre. Um dos principais objetivos é estimular a cena artística local, buscando promover a produção original de compositores e intérpretes da música contemporânea, jazz, música experimental e possíveis relações interdisciplinares da música com outras artes.

O Goethe-Institut sempre foi uma referência de inovação e contemporaneidade, incentivando projetos de artistas experimentais, indo muito além das fórmulas comerciais. Já vem realizando há muitos anos uma parceria com artistas, pesquisadores e professores da nossa cidade, bem como internacionais. Dessa forma, o projeto Quintas Musicais busca uma reafirmação dessa característica, visando a música e a performance, e estimulando a formação de platéia através da regularidade das apresentações mensais.

A abertura do Quintas Musicais está prevista para dia 27 de abril de 2017, com a apresentação do concerto-instalação “A Dobra Shumanniana”, de caráter multimidiático e interativo, que alia Linguagem Eletrônica e Música, por meio de performances pianística e videográfica. O Duo Heloisa e Amilcar Zani interpreta ao piano Schumann e Brahms, enquanto Branca de Oliveira e Pedro Perez realizam sobre o duo (e no entorno espacial circundante) multiprojeções videográficas.

Em 25 de maio, o Quintas Musicais trará uma apresentação de música instrumental de improvisação, com o Julio Herrlein Grupo. Composições originais, que dialogam com o jazz e a música brasileira, fazem parte de um repertório totalmente autoral. Recentemente, o grupo apresentou-se no III Porto Alegre Jazz Festival, um dos mais importantes festivais do Brasil.

O primeiro semestre do Quintas Musicais encerra-se em 29 de junho de 2017, com a apresentação do coletivo Medula, formado por artistas ligados ao Grupo de Pesquisa em Criação Sonora da Ufrgs, liderado pelos professores Chico Machado, Isabel Nogueira e Luciano Zanatta. O grupo realizará um espetáculo multimídia que mistura alta e baixa tecnologia, ações, objetos, textos e vídeos, produzindo diversas sonoridades. De caráter interdisciplinar, o Medula integra também alunos da UFRGS, além de outros artistas convidados.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Dicas de O Sul

“Só me encontrei com Lula e Michel Temer socialmente”, diz Fernando Henrique Cardoso
Chimarródromos são inaugurados em Santa Cruz
https://www.osul.com.br/quintas-musicais-e-novo-projeto-instituto-goethe-em-porto-alegre/ Quintas Musicais é novo projeto do Instituto Goethe, em Porto Alegre 2017-04-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar