Quinta-feira, 09 de julho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Expointer Raça Devon participa da Expointer 2023 com 67 animais

Compartilhe esta notícia:

Exemplares de argola entram em pista no dia 30 e rústicos no dia 31.

Foto: Divulgação
Exemplares de argola entram em pista no dia 30 e rústicos no dia 31. (Foto: Divulgação)

A Associação Brasileira de Criadores de Devon e Bravon (ABCDB) estará presente com 67 animais e uma diversificada programação na 46ª Expointer, que acontece de 26 de agosto a 3 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Estão inscritos 51 animais de argola e 16 rústicos, todos de cabanhas gaúchas.

As atividades oficiais com os animais começam no sábado (26), com o julgamento de admissão dos exemplares de argola, a partir das 13h. Os julgamentos de classificação acontecem durante todo o dia 30 de agosto, quarta-feira. A avaliação das fêmeas será pela manhã e dos machos à tarde, com transmissão ao vivo pelo Lance Rural e canal da Devon Brasil no YouTube. Também serão escolhidos os vencedores do troféu Jovem Expositor e troféu Chiripá. A premiação ocorre no estande da associação, às 18h, com desfile dos animais Grandes Campeões pelo Boulevard.

A programação dos rústicos estará concentrada na quinta-feira (31). Todos os inscritos passam pelos exames de admissão no início da manhã e, na sequência, entram em pista para o julgamento.

O jurado desta edição será o médico veterinário Lucas Hax, doutor em Biotecnologia, inspetor técnico da raça Devon e avaliador do PROMEBO há 10 anos. Hax foi diretor técnico e atualmente integra o conselho técnico da ABCDB e tem experiência como jurado em pistas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Ele conta que recebeu o convite com grande satisfação. “Será uma honra e uma enorme responsabilidade poder avaliar os melhores animais da raça Devon do país e a certeza de que teremos muita qualidade em pista”.

A presidente da ABCDB, Elizabeth Obino Cirne-Lima, lembra que a Expointer é uma importante vitrine para os criadores apresentarem os resultados do melhoramento genético que praticam em suas cabanhas. “A ABCDB está adotando técnicas de seleção da pecuária moderna, a fim de qualificar o rebanho nacional e consolidar sua posição no mercado de carne premium”, ressalta.

A agenda da ABCDB na Expointer inclui, ainda, participação na Vitrine da Carne, na terça-feira (29), às 16h, em que cortes selecionados Devon serão preparados ao vivo e servidos ao público visitante. A entidade é parceira da Federação de Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) desde a primeira edição do evento, em 2009, que tem o objetivo de conectar todos os elos da cadeia produtiva da carne, desde o pecuarista até o consumidor. 

Também no dia 29, às 17h, acontece mais um Chá das 5, evento que está se tornando tradição, ao reunir mulheres criadoras para um reencontro e agradável bate-papo no estande da associação. Por ser ponto de encontro de pecuaristas de diferentes regiões, a Expointer também é um momento de integração das famílias em torno do Devon e do Bravon.

Uma importante parceria com o Sebrae será celebrada na tarde do dia 31 de agosto, quinta-feira. Às 16h30 haverá apresentação de palestra sobre Avaliação Genômica aos associados e, em seguida, será assinado um memorando de intenções visando a cooperação entre as duas entidades.

Depois do sucesso do ano passado, a loja com a marca Devon está de volta com novos produtos à disposição do visitante. São itens variados, como roupas (coletes, camisas), chapéus, bonés, utilidades como bomba de chimarrão, louças (cálices, copos, canecas) e até bijuterias.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Expointer

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Expointer terá seminário “Invasão Zero” para discutir segurança no campo
Pavilhão da Agricultura Familiar da Expointer 2023 receberá 73 empreendimentos estreantes
Pode te interessar