Terça-feira, 25 de Fevereiro de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
32°
Partly Cloudy

Brasil Raquel Dodge denuncia deputado do PSDB por desvio de R$1 milhão que eram para projetos com pessoas com deficiência

O deputado federal Eduardo Barbosa (PSDB-MG) discursa na Câmara dos Deputados. (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

A Procuradora-Geral da República (PGR), Raquel Dodge, denunciou, nesta quarta-feira (11) o deputado federal Eduardo Barbosa (PSDB-MG) pelo desvio de R$1 milhão destinados à promoção e defesa de direitos de pessoas com deficiência. “Trata-se de recursos públicos provenientes de emendas parlamentares”, afirma Dodge. As informações foram divulgadas pela PGR.

Segundo a PGR, os fatos ocorreram em 2010, quando o parlamentar também ocupava a presidência da Federação Nacional da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). “Em caso de condenação, a PGR requer que seja decretada a perda da função pública para o condenado detentor de cargo, emprego público ou mandato eletivo”, diz a denúncia.

Entretanto, de acordo com a Procuradoria, as investigações revelaram que parte do dinheiro foi usada para financiar a campanha eleitoral do deputado que, naquele ano, disputou a reeleição. A PGR afirma que a própria secretaria do governo federal concluiu que houve fraude na utilização dos recursos.

Caberá ao relator do tema no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, notificar a defesa para apresentação de resposta à denúncia.

Depois, o relator vai avaliar acusação e a defesa e levar o caso para a Segunda Turma do STF, a quem compete decidir se aceita a denúncia e transforma o deputado em réu ou se arquiva o caso.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Menina morta em prédio de SP contava para amigos que apanhava muito da mãe
Trump adia elevação de tarifas sobre produtos da China
Deixe seu comentário
Pode te interessar