Segunda-feira, 22 de junho de 2026
Por Flavio Pereira | 19 de fevereiro de 2021
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
A Petrobras usou e abusou da sua autonomia e aplicou, nos últimos 50 dias, quase 35% na gasolina e 28% no diesel, o que e irritou o presidente Jair Bolsonaro.
Ontem, o aumento anunciado foi de 10,2% na gasolina e de 14,7% no diesel. Este é o quarto aumento na gasolina que a Petrobras faz neste ano, enquanto o diesel já sofreu três reajustes.
Bolsonaro considerou, na sua live semanal de ontem, que o aumento ficou “fora da curva” e sinalizou que “alguma coisa vai acontecer na Petrobras nos próximos dias”.
Enquanto isso, o presidente, depois de conversar com o ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou que a partir 1° de março não haverá qualquer imposto federal no diesel por dois meses. O período de dois meses servirá para estudar uma maneira definitiva de zerar o imposto federal no óleo diesel para contrabalançar esse aumento excessivo.
A proposta do Governo Federal prevê que o ICMS incida uma vez apenas sobre o produto, e que o Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) defina o valor do ICMS sobre cada tipo de combustível.
Imposto no gás
Bolsonaro vai atacar o descontrole no preço final do ás (GLP). Garantiu que “não haverá mais qualquer tributo federal no gás de cozinha. Ad eternum. Não haverá qualquer tributo federal no gás de cozinha, que está em média R$ 90 na ponta da linha. E o preço na origem está um pouco abaixo de R$ 40”.
Presidente da Petrobras: “queixa de caminhoneiros não é nosso problema”
O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, há poucos dias afirmou durante um evento de altos executivos promovido pelo Credite Suisse, que “queixa de caminhoneiros não é nosso problema”. A declaração irritou o presidente Jair Bolsonaro.
Castello Branco tem razão em não estar preocupado com a rotina dos caminhoneiros: ele vive em uma bolha bem diferente da rotina dos caminhoneiros. Seu salário mensal na estatal é de R$ 107 mil por mês. Com todas as vantagens, o presidente da Petrobras ganha R$ 3,5 milhões por ano, dez vezes mais que o salário anual do presidente da Republica, de R$ 371 mil. A Petrobras paga ainda uma conta de R$ 2,3 bilhões por ano na conta “Benefícios de Assistência à Saúde” para o presidente Castello Branco e seus oito diretores.
Petrobras deixou dívida de R$ 200 bilhões
Jair Bolsonaro lembra que “herdamos na Petrobras um dívida mais de 200 bilhões de reais dos governos anteriores. Parte desta divida foi gerada pela decisão de construir duas refinarias no Nordeste e uma no Sudeste, algo estranho, se o maior consumo é no Sudeste. Mas isso aconteceu para fazer politicalha e atender ao companheiro Chaves, e beneficiar o óleo da Venezuela. Trouxe esse prejuízo enorme para o povo brasileiro”.
Causa dos aumentos: o “fique em casa”
O presidente Jair Bolsonaro afirmou que “o preço elevado do arroz tem a ver com a política do “Fique em casa”. A inflação nos produtos da cesta básica bateu na casa dos 20% no ano passado. Enorme. Querem reclamar? Vá primeiro na página do seu governador, que fechou tudo,que fechou o comércio, que te obrigou a ficar em casa, e destruiu empregos. É preciso responsabilizar quem realmente levou o Brasil neste situação. E levando em conta números do FMI ainda assim, o Brasil foi um dos que melhor se saiu da pandemia.”
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Os sucessivos reajustes no preço dos combustíveis podem ser um ardil para tentar fazer o presidente Bolsonaro intervir da Petrobrás e a intervenção ser considerada um ato antidemocrático, viabilizando a discussão do impedimento do presidente. Por isso o presidente Bolsonaro deve ser cauteloso, estar bem assessorado em suas decisões e atos, para que não corra o risco de perder o mandato.
É só fazer arminha que acaba o problema de preço dos combustíveis, do arroz…
O governo Bolsonaro poderia adotar no Brasil a regra em vigor no Reino Unido, em sua política de preços para combustíveis. Para conter a alta predatória no preço dos combustíveis durante a crise econômica mundial, em 2011 o governo britânico instituiu o “estabilizador do imposto sobre combustíveis”, que impede aumentos no preço final.
Quando o combustível sobe, o imposto cai. Quando o preço cai, o imposto sobe. Na prática, o valor pago pelo consumidor no posto permanece estável, sem exploração nem controle da Petrobras no Brasil. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Beleza quero rever noticias deste jornal que é Blz a para me manter informada grata.
A próxima vez apertem o 17 com mais força!! Povo estúpido, burro, idiotizado e ignorante. Bem feito. O que irrita é a gente tem que pagar pela imbecilidade dos outros.
Não é admissível, um funcionário público de uma estatal, ganhar mais que o Presidente da república, isso tem que ser revisto, pois se a Petrobras esta em recuperação, tem que começar pelos salários e mordomias, acho que o governo tem que fazer uma reengenharia na estatal urgente!!!
https://economia.uol.com.br/…/apos-anos-de-crise…/
https://diariodopoder.com.br/…/dilma-ignora-danos-de…
https://congressoemfoco.uol.com.br/…/policia-federal…/
olha os frutos do PT https://twitter.com/roxmo/status/1362755378333839367?s=20
Dilma primeiro foi da gestão da petrobras, Pasadena, lembra?! Depositou presidanta e não conseguiu nos tornar autossuficiente em petróleo!!!!!
Israellison Israellison BOA OS OUTROS ROUBAM E NÓS QUE TEMOS QUE PAGAR, ONDE ESTAVAM OS DIRETORES DOS INVESTIDORES NA ÉPOCA
tua companheira quebrou a Petrobras, agora ela tá começando a ter lucro novamente…defensor de criminosos, corruptos, fornicadores, drogas, aborto …
Sempre fomos iludidos que: “ O petróleo é nosso, a Petrobras é nossa”. Leda ilusão ….
A Petrobras é dos investidores que querem lucros, independente do Brasil, somos só consumidores e provedores destes lucros.
Impostos somados a isto para manter uma máquina absurda de estado ineficiente.
Quiçá as novas fontes de energia nos retire esta dependência….
E sobre a inflação dos alimentos em geral, tenho que concordar, o “FIQUE EM CASA” foi fundamental.
Cara você é retardado e trouxa mesmo, gosta de ser otário , adora corruptos e pão com mortadela
vai trabalhar, defensor de criminoso condenado…aposto como tu recebeu os 600 …
nossa, na goethe nao tem nenhum cidadão de bemmmmmmmmmm fazendo sinal de arminha…fomos roubados pelo petrolao e eu pagava menos de 3 pila….agora somos uma nação forte, acabaram as mamatas e a corrpuçao…talkey kkkkkk onde foram parar oa pintinhos amarelinhos….moros e deltan e mais a família Bozo, nos expliquem pq o nosso dinheiro n paga mais nada, o pq da inflação a galope? queiroz n tem delação premiada? e as vacinas que nos foram negadas? ah clarooo tudo é o Pt….pois é, digo sempre, de forma pragmática, nossa vida não melhorou, e provavelmente ainda vai piorar mtuuu….esse ditos governos de… Leia mais »
Israellison Israellison papai noel existe….haahahhagahagagagaagag
babaca, a Dilma quase quebrou a Petrobras, estamos pagando pela dívida milionária q ela deixou …
Quandoa O Pt estava na presidência, aumento dos combustiveis eram de responsabilidade do presidente. Agora, paulo sergio pinto, diz qua a culpa é dos governadores. Esse jornalismo da pampa é de extrema direita e mais sujo que pau de galinheiro. Usam uma concessão do governo para apoiarem seus candidatos preferidos. Bandidos com microfone.
Por vão pede para o Dudu leite tirar o ICMS?! Falando nisso vc pediu para o dep estadual q vc votou não aprovar a prorrogação de alíquota?!
pq tu não apoia a privatização da Petrobras, para q aja concorrência, hipócrita …
E vai a R$ 10,00. É amigo dos empresários e inimigo do trabalhador. Quero meu voto de volta. Quero ver os fanáticos defenderem o “chefe”. Só se estiver mamando também.
Vanderlei Ochoa kkk imagina o pt nessa pandemia, seria uma catástrofe …vai construir estádio, hipócrita …
Marcos Alves Pode falar o que quiser. Mas quando o pt estava no governo, estavamos em pleno emprego,salários melhorando, pib crescendo, povo melhorando de vida a cada dia. Até que o TEU aécio PERDEU A ELEIÇÃO E SE CRIARAM MOVIMENTOS DE MBL, VEM PRA RUA( hoje todos como deputados e políticos), etc COM o auxilio da mídia para retirar o pt de forma arbitrária. 22 está aí. Vamos pagar pra ver.E não vem me dizer que tu não tem ideologia. Que só quer o bem do Brasil…..hahahahahahahaha
O problema de Petistas é q comparam a merda de agora com a merda de outrora, o fato de estar ruim agora, não quer dizer q antes não estivesse tão ruim qnto ou pior. Se for por esse pensamento, saudade do Itamar Franco, qndo dólar e real estavam equiparados. Não seja jumento de gado amigo.
Gasolina a R$ 5. Derrubaram a Dilma quando estava em R$ 2,70. Cadê os camisa da seleção? Cadê os embandeirados? hahahahahahahahahahahahahahahahahahaha
Ondina Martins Não tomou o gardenal!!!
Você fou roubado, enganado e feito de trouxa por 20 anos, e aceitou, agora vem com esta conversa mole de esquerdista retardado, que com certeza perdeu alguma boquinha com a esntrada de Bolsonaro e esta revoltado, vai estudar e deixa de dizer bobagens!!
VAI ACHAR O Q FAZER e para de entrar aqui todo dia para chorar, …defensor d corruptos, vcs nos deixaram essa herança maldita, e agora quer q resova em 2 anos …
Nunca será e nem vai ser um Líder a altura da população brasileira, taí tudo subiu menos o Salário do trabalhador, o Povo tá acordando e vendo que foi deliberadamente enganado por este sujeito de boca suja e desrespeitoso nunca fez nada a não ser falar besteira..e mamar as custas da Pátria por anos e anos..
Estranho a fala do Presidente, aí eu pergunto: quem está no comando dessa carruagem?