Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Esporte Real Madrid apresenta à Uefa “todas as provas” de ataque racista contra Vini Jr.

Compartilhe esta notícia:

A vitória de 1 a 0 do clube espanhol acabou ofuscada por acusações de racismo feitas por Vinicius Junior

Foto: Reprodução
A vitória de 1 a 0 do clube espanhol acabou ofuscada por acusações de racismo feitas por Vinicius Junior. (Foto: Reprodução/Instagram)

O Real Madrid anunciou nesta quinta-feira (19) que apresentou “todas as provas disponíveis” à Uefa (União das Associações Europeias de Futebol) sobre os incidentes ocorridos na terça-feira (17), durante o jogo de ida do play-off da Champions League contra o Benfica, em Lisboa, Portugal.

A vitória de 1 a 0 do clube espanhol acabou ofuscada por acusações de racismo feitas por Vinicius Junior contra Gianluca Prestianni.

“Nosso clube colaborou de maneira ativa com a investigação aberta pela Uefa após os inaceitáveis episódios de racismo vividos durante a partida”, afirmou o Real Madrid em comunicado.

O gigante espanhol se declarou agradecido pelo “respaldo unânime, o apoio e o carinho que nosso jogador Vinicius Jr. recebeu de todos os âmbitos do futebol mundial”, garantindo que “seguirá trabalhando, em colaboração com todas as instituições, para erradicar o racismo, a violência e o ódio no esporte e na sociedade”.

A Uefa anunciou na quarta-feira (18) a abertura de uma investigação sobre as acusações de “comportamento discriminatório” contra Gianluca Prestianni, a quem Vinicius acusa de o ter chamado de “macaco” durante a vitória do Real Madrid por 1 a 0. O argentino negou as acusações na sua conta do Instagram, e estas foram confirmadas, entre outros, pelo atacante do Real Madrid, Kylian Mbappé.

Diversos vídeos que circulam nas redes sociais e que foram divulgados pela imprensa espanhola também mostram comportamentos racistas por parte de alguns torcedores portugueses nas arquibancadas, o que explica o plural —”episódios inaceitáveis”— utilizado pelo Real Madrid no seu comunicado.

Aos cinco minutos do segundo tempo, Vinicius bailou de forma desconcertante à frente do lateral benfiquista Amar Dedic, acertou um chute em curva fora do alcance do goleiro adversário, o gigante Anatoliy Trubin, e anotou um dos gols mais bonitos desta edição da Liga dos Campeões. Na comemoração, fez sua tradicional e bem-humorada dancinha, em frente à bandeira de escanteio, o que lhe valeu um cartão amarelo. O juiz francês François Letexier considerou que Vinicius provocara a torcida adversária.

Quando todos se preparavam para reiniciar a partida, Vinicius correu em direção ao árbitro acusando de ofensas racistas Gianluca Prestianni, atacante argentino do Benfica. Letexier interrompeu o jogo, levantando os braços cruzados em forma de X, sinal de protocolo de racismo. Prestianni, que encobriu a boca com a camisa durante a discussão. Antes do protocolo, o brasileiro recebeu cartão amarelo. Jogadores do Real Madrid chegaram a ameaçar deixar o campo. A torcida do Benfica passou a cantar contra Vini Jr., sem termos racistas, segundo a TNT Sports. José Mourinho também conversou com o atacante durante a paralisação.

Mbappé discutiu com Otamendi após a acusação, e a partida foi retomada cerca de dez minutos depois. Prestianni não recebeu cartão. O caso será analisado a partir do registro na súmula.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Exportação de gado vivo dobra em 3 anos no Brasil
Em depoimento, servidora da Receita Federal nega que tenha vazado dados de ministros do Supremo
Deixe seu comentário
Verificação de Email

Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Eloa Guterres
19 de fevereiro de 2026 14:34

Esse virabosta não para de encher o saco com rascismo. Até quando vamos aceitar esse sujeito querendo aparecer???

Pode te interessar
1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x