Quinta-feira, 13 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Esporte Real Madrid estuda venda parcial e pode se aproximar de modelo SAF

Compartilhe esta notícia:

Clube avalia ceder até 10% a um investidor, mas Florentino Pérez reforça controle dos sócios.

Foto: Divulgação/Real Madrid
Clube avalia ceder até 10% a um investidor, mas Florentino Pérez reforça controle dos sócios. (Foto: Divulgação/Real Madrid)

O Real Madrid avalia dar um passo inédito em sua história: vender entre 5% e 10% de suas ações a um investidor privado. A medida, revelada pelo jornal El País, da Espanha, poderia aproximar os merengues de um modelo semelhante ao das Sociedades Anônimas Desportivas (SAD), prática já comum em outros clubes europeus.

A entrada de capital externo serviria também como parâmetro para definir o valor de mercado do clube. Em Assembleia, o presidente Florentino Pérez estimou que o clube merengue vale cerca de 10 bilhões de euros (R$ 61 bilhões). Assim, quem adquirir 10% da instituição teria de desembolsar aproximadamente 1 bilhão de euros (R$ 6,1 bilhões).

Apesar da abertura, o investidor inicial não poderia ampliar sua participação futuramente, mesmo que novas cotas fossem disponibilizadas. Os outros 90% ou 95% do clube permaneceriam divididos entre os cerca de 100 mil sócios, que só poderiam transferir suas participações a outros membros que cumpram os requisitos estabelecidos. O objetivo é preservar o atual sistema de governança e manter o controle nas mãos da comunidade madridista.

Florentino Pérez já destacou publicamente a importância de o Real Madrid seguir sob domínio dos sócios. Por isso, o tema não será votado na Assembleia marcada para 23 de novembro, mas apenas apresentado.

Caso a proposta avance, será necessária a convocação de uma Assembleia Extraordinária para autorizar um referendo. A aprovação dependerá de maioria absoluta, ou seja, mais de 50 mil votos favoráveis entre os sócios. Em seguida, uma Comissão Mista formada por representantes do Conselho Superior de Desportes (CSD), La Liga, Federação Espanhola e jogadores seria responsável por discutir os termos da operação. O processo teria um prazo de nove meses para a alocação das ações.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Senado aprova projeto de lei da profissionalização dos árbitros de futebol no Brasil
Governo brasileiro tenta marcar nova reunião entre Lula e Trump após a COP-30
https://www.osul.com.br/real-madrid-estuda-venda-parcial-e-pode-se-aproximar-de-modelo-saf/ Real Madrid estuda venda parcial e pode se aproximar de modelo SAF 2025-11-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar