Sexta-feira, 23 de julho de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
17°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Reassentamento da Vila Nazaré, em Porto Alegre, deve ser concluído em julho

Compartilhe esta notícia:

Vila Nazaré, na Zona Norte de Porto Alegre, no estágio final do processo de reassentamento em razão das obras do Aeroporto Salgado Filho.

Foto: Foto: Giulian Serafim/PMPA
Vila Nazaré, na Zona Norte de Porto Alegre, no estágio final do processo de reassentamento em razão das obras do Aeroporto Salgado Filho. (Foto: Giulian Serafim/PMPA)

A mudança das últimas sete famílias que ainda estão na Vila Nazaré, na Zona Norte de Porto Alegre, deve ocorrer em julho, dando fim ao maior reassentamento contínuo da história da Capital, hoje 99,5% concluído, segundo a prefeitura.

A previsão do prazo de transferência é da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária. Todos os casos já estão com seus destinos encaminhados, sendo quatro na esfera administrativa e três com prazos judiciais transcorrendo. Essas famílias correspondem a 0,53% das que formavam a Nazaré antes do início do reassentamento.

A primeira das 1.297 famílias deixou a Vila Nazaré em junho de 2019 com destino ao Loteamento Senhor do Bom Fim, no bairro Sarandi, ocupado em sua totalidade naquele mesmo ano. Desde janeiro de 2020, quem saiu do território da Nazaré passou a morar no Irmãos Maristas, bairro Mário Quintana. O reassentamento é necessário em razão da ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho. Hoje, a conclusão das obras depende da liberação da área do sítio aeroportuário à Fraport, concessionária do aeroporto.

No início deste ano, havia 111 famílias nesta área. Desde então, 104 já se mudaram. Parte delas está cumprindo decisões da Justiça Federal que começaram a ser proferidas no início de abril. As sentenças da juíza federal Thais Della Giustina confirmaram a necessidade de as famílias deixarem a área, gravada como pertencente ao aeroporto em 1969.

O secretário André Machado enfatiza que a prefeitura trabalha com a possibilidade de realizar as últimas sete mudanças até julho. “Estamos dependendo apenas do cumprimento de sentenças da Justiça Federal, todas já proferidas, e dos encaminhamentos administrativos que já estamos fazendo junto às famílias. A conclusão está muito perto do fim”, comenta Machado.

De maneira integrada, a prefeitura está executando ações nos dois empreendimentos para onde se mudaram famílias oriundas da Vila Nazaré. No Loteamento Senhor do Bom Fim, são 364, e no Maristas, cerca de 900.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Vice-governador destaca avanços do RS em evento da Câmara Brasil-China
Rio Grande do Sul confirma 96 mortes por coronavírus neste sábado e 5.505 novos infectados
Deixe seu comentário
Pode te interessar