Quarta-feira, 22 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Receita Federal apura doações de empresas ao Instituto Lula

Compartilhe esta notícia:

Presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto (ao lado do ex-presidente), pedir a dilatação do prazo, alegando impossibilidade de cumprir o cronograma da Receita por causa das festas de fim de ano. (Foto: Rafael Neddermeyer/AE)

A Receita Federal abriu uma ação para fiscalizar a movimentação financeira do Instituto Lula, fundado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva após deixar o Palácio do Planalto. O jornal  Folha de S.Paulo apurou que o foco está no relacionamento da entidade com empresas que doaram recursos para manutenção do instituto, especialmente as envolvidas na Operação Lava-Jato, que apura um esquema de corrupção na Petrobras. Nessa categoria, aparecem empreiteiras como Odebrecht e Camargo Corrêa.
A Receita quer checar a origem dos recursos destinados ao instituto, como o dinheiro foi gasto e se essas contribuições foram declaradas, tanto pelos doadores como pelo próprio instituto. A investigação partiu de dados da área de inteligência da Receita, que colabora com a Lava-Jato. O instituto foi intimado a apresentar documentos fiscais e informações contábeis. Tinha até o fim do ano para fazer isso. Na  terça-feira, entretanto, o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, esteve na Superintendência da Receita em São Paulo para pedir a dilatação do prazo, alegando impossibilidade de cumprir o cronograma da Receita por causa das festas de fim de ano. Conseguiu mais 20 dias.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Procurador-geral da República chama Delcídio do Amaral de “agente criminoso” e aponta “ganância” de senador
Dilma já está em Porto Alegre para passar o Natal
https://www.osul.com.br/receita-federal-apura-doacoes-de-empresas-ao-instituto-lula/ Receita Federal apura doações de empresas ao Instituto Lula 2015-12-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar